O que foi conversado na reunião entre Vasco e Prefeitura do Rio sobre SJ
⚠️ A HORA DO VASCO - Prefeitura do Rio estuda levar VLT até as imediações de São Januário
A possibilidade de levar o VLT até perto de São Januário voltou a avançar. Em reunião realizada nesta terça-feira (03/12), na sede da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Osmar Lima, afirmou que a Prefeitura do Rio irá considerar a extensão do VLT até São Januário dentro dos estudos já em andamento para levar o modal até São Cristóvão.
Participaram do encontro o 2º vice-presidente do Vasco, Renato Britto, o secretário Osmar Lima e o vereador Pedro Duarte (Novo), autor do ofício que sugere ampliação do trajeto.
Projeto ainda em fase preliminar
Segundo o secretário, o projeto de extensão do VLT até São Cristóvão está em etapa inicial, com levantamento de preços e sem traçado definido. A contratação deve ocorrer por meio de aditamento do contrato atual do VLT, e ainda não há estimativa oficial de custos.
Osmar Lima destacou que está “ciente e atento” ao pedido de levar o modal até São Januário e que a hipótese será analisada junto ao estudo original.
Reforço do Vasco e da Câmara
Renato Britto e Pedro Duarte defenderam a importância de um novo modal de transporte para a região. Eles lembraram que parte dos recursos provenientes da venda do potencial construtivo da Operação Urbana de São Januário poderia contribuir com a proposta.
A discussão ganhou força após a Prefeitura anunciar que estuda estender o VLT a São Cristóvão em um trajeto de 5,2 km partindo do Terminal Gentileza. Pelo plano atual, o ponto final ficaria a aproximadamente 900 metros do estádio. A proposta de Duarte pede que o percurso seja ampliado para aproximar o acesso a cerca de 400 metros de São Januário, além de também contemplar o Mercado Municipal (Cadeg).
Base legal recente
A expansão do modal se tornou viável após a aprovação do Projeto de Lei Complementar 56/2025, que autoriza o município a implantar VLT/VLP na Região do Porto via PPP. Além disso, a Lei Complementar 267/2025 ampliou a Área de Especial Interesse Urbanístico (AEIU) do Porto, incluindo o bairro de São Cristóvão.
Com isso, a extensão até São Januário passa a integrar oficialmente o conjunto de possibilidades a serem analisadas pela Prefeitura.
Com @linniker_vasco, @leonardobaran
Fonte: X Vascanellas
-
0 Notícias sobre o Vasco: 10 de fevereiro de 2026 -
0 Admar Lopes diz que Vasco não está negociando com Santiago Sosa TOP -
-
0 Atenção Vascaínos: Contrato de Rayan tinha cláusula 'oculta' TOP -
0 Quanto o Vasco irá desembolsar por Cláudio Spinelli TOP -
0 Atletas do Vasco relacionados para jogo contra o Bahia TOP -
1 A intenção do Vasco sobre empréstimo de GB ao Fortaleza TOP -
0 Geracional! Rayan quebra recorde nos 3 primeiros jogos na Premier League 💎 TOP -
0 Mercado da Bola - Vasco: Estrella -
0 Cuiabano deve ficar a disposição para o jogo contra o Volta Redonda 🔎 TOP -
0 Venê: CRB faz proposta por Guilherme Estrella TOP