O impacto midiático e institucional do Vasco desde a chegada de Coutinho
O impacto midiático e institucional da chegada de Philippe Coutinho ao Vasco:
- Mais de 20 mil camisas com o nome do Coutinho vendidas
- 11 mil novos sócios, a maior associação em massa desde 2019
- 326 milhões de impressões em todas as redes sociais
📰 | @mkt_esportivo
📸 | Dikran Sahagian
Efeito Coutinho até agora:
• + de 20 mil camisas vendidas
• + de 11 mil novos ST
• + de 250k de seguidores nas redes
• + de 326 milhões de impressões e de 230 milhões de reações em publicações
• + de 180 milhões de visualizações em vídeos somando VascoTV e redes sociais
💢
Fonte: X Wesley Curty
Ao explorar identificação e reciprocidade, Vasco dá aula de marketing em ativações com Coutinho
Após 14 anos, Philippe Coutinho está de volta ao Vasco da Gama, clube do seu coração e onde foi revelado. Como era de se esperar, o hit “a barreira vai virar baile” embalou toda a apresentação em São Januário. Antes disso, no entanto, aproveitando-se da grande expectativa da torcida, o departamento de Comunicação e Marketing do Gigante, com participação de diversos setores da SAF e do clube associativo, preparou uma ampla campanha de ativação. Os números foram obtidos com exclusividade pelo MKTEsportivo.
No dia 9, quando o Vasco confirmou o retorno do jogador, dois vídeos foram publicados destacando as origens de Coutinho em São Januário e exaltaram sua trajetória no exterior. Os conteúdos tiveram a narração de torcedores de diversas idades e regiões do país, com o intuito de valorizar as raízes nacionais do Gigante da Colina.
Já no dia 11, quando Coutinho concedeu a primeira entrevista coletiva como atleta do Vasco, os jornalistas presentes receberam a Revista Coutinho, que contava com todas as informações da carreira do craque. O sucesso da Revista foi tanto que ela foi disponibilizada em formato online e distribuída em São Januário durante a apresentação oficial do meia para a torcida.
“Antes de tudo, gostaria de destacar o trabalho coletivo. Foi o grande segredo do sucesso da campanha, em todas as esferas e camadas. Com a liderança do presidente Pedrinho e sua diretoria, os setores do clube trabalharam juntos e de maneira incansável para entregar algo à altura do Coutinho e do Vasco, respeitando sempre as tradições e a história mais bonita do futebol”, disse Carlos Gregório Jr, coordenador de comunicação do Vasco da Gama, em entrevista ao MKTEsportivo.
O evento de apresentação foi marcado também por uma série de ativações, entre elas, a camisa de número 11 sendo levada para Coutinho através de um drone e o envio de mensagens de jogadores que já jogaram com ele, como Luis Suarez, Busquets, Alexander Arnold, Thiago Alcântara, Douglas Luiz e outros.
Tamanho sucesso já tem rendido importantes frutos ao Vasco. Desde o anúncio de Coutinho, foram vendidas mais de 20 mil camisas com seu nome. Os copos personalizados esgotaram logo no primeiro dia que foram disponibilizados
“Nossa campanha teve como mote a identificação do Coutinho com o clube e com uma geração de torcedores cruzmaltinos, que durante toda sua trajetória vibraram com suas conquistas como se fossem conquistas do Vasco. O mais legal é que sempre houve reciprocidade por parte dele. E quando tem paixão, conexão e um sonho para ser realizado, tudo fica mais fácil. O Coutinho, sua família e seu staff foram fundamentais também para que todas as ações pensadas saíssem do papel”, finalizou Carlos Gregório Jr.
Impacto no sócio-torcedor
Ciente do impacto da contratação, o Vasco buscou ativar desde o início o Sócio Gigante, seu programa de sócio-torcedor. De imediato, o clube lançou uma promoção de 30% para novas adesões, e deu protagonismo aos sócios na entrevista coletiva e também na apresentação oficial. Além de promover um Meet and great, a primeira pergunta foi de um sócio-torcedor e coube a um outro sócio entregar a carteirinha do Sócio Gigante para o atleta e sua família.
Já em parceria com a Betfair, patrocinadora máster do clube, o Sócio Gigante também promoveu ações no dia da apresentação de Coutinho em São Januário. O programa trouxe quatro torcedores de fora do Rio para participar da festa e promoveu um novo Meet and great, possibilitando os associados à conhecerem o camisa 11.
Desta maneira, desde o anúncio de Coutinho, o Vasco da Gama ganhou mais de 11 mil sócios, ultrapassando a marca de 46 mil no total. Trata-se da maior associação em massa do Gigante da Colina desde o movimento de 2019, que colocou o Vasco em primeiro lugar no ranking de número de sócios do país.
Redes sociais
No âmbito digital, a torcida do Vasco, reconhecidamente uma potência nas redes sociais, fez com que os perfis do clube no Instagram, Facebook, Tik Tok, X e YouTube obtivesse mais de 326 milhões de impressões e mais de 230 milhões de reações em suas publicações. Além disso, o número de visualizações obtidas em conteúdos em vídeos bateu quase 180 milhões.
Na VascoTV, a partir de uma cobertura com 20 câmeras, foram 2.5 milhões de visualizações, 70 mil horas assistidas e 9 milhões de impressões nos conteúdos publicados e lives realizadas sobre Philippe Coutinho.
Fonte: MKT Esportivo
Fonte: X News Colina
-
0 VascoTV: Pré-temporada - Treino preparatório para o jogo -
0 AV: Clayton Silva está sendo negociado pelo Vasco -
-
0 Tattoo Studio da Colina estará disponível no resgate especial -
0 Provável escalação do Vasco para enfrentar o Bangu -
0 Fotos do treino de hoje (15/01) -
0 O modelo da negociação do Vasco com Loide Augusto TOP -
0 Copinha 2025: Definido o adversário do Vasco nas oitavas da competição -
0 Segundo o Bira da FERJ, Clayton Silva retornou ao Vasco nesta quarta (15) TOP -
0 Como joga Mauricio Lemos, novo reforço do Vasco -
0 Mauricio Lemos já aparece com a camisa do Vasco no BID; resta o registro