Jornalista analisa Josef Martínez, especulado no Vasco

Amigos vascaínos, algumas breves considerações sobre Josef Martínez, centroavante que está livre no mercado e sendo ligado do Vasco:

O jogador é um centroavante venezuelano de 31 anos que atua desde 217 na MLS, tendo atuado por Atlanta United, Inter Miami e Montreal. Em 2024 atuou pela equipe canadense, com 26 jogos (15 como titular), 14 gols marcados e 3 assistências. Antes da ir para a liga norte-americana o atleta defendeu clubes como Young Boys e Torino na Europa. Pela sua seleção são 68 partidas e 15 gols marcados.

Mesmo sendo um atleta baixo (1,73m), Martínez é, de fato, um centroavante. Jogador que não participa muito do jogo, ficando sempre próximo da zona de definição para aproveitar as chances para finalizar as jogadas. O venezuelano tem uma média que gira entre 12 e 15 passes recebidos por partida no últimos anos.

Josef Martínez tem como característica principal a boa finalização. O atleta tem uma técnica acima da média para definir as jogadas e usa muito bem o pé esquerdo, mesmo sendo destro. O jogador não é de desperdiçar muitas chances e entra uma quantidade razoável de gols ano após ano.

Um ponto a se preocupar em relação ao atleta é sua condição física: prestes a completar 32 anos, o jogador já não apresenta mais a mesma mobilidade de outros anos e tende a sofrer um pouco mais com isso em contextos mais competitivos. Em 2024 o venezuelano ficou no banco em 9 das 27 partidas que foi relacionado. Essa situação se agravou após grave lesão no joelho que sofreu em 2020, quando ficou 291 dias afastado. Em 2024 o joelho voltou a preocupar, o tirando dos gramados por 61 dias.

Por mais que seja um atleta de inteligência acima da média, Martínez participa muito pouco do jogo fora da área, entregando pouco 1x1 ofensivo e jogo associativo com os companheiros de meio. Seus dribles consistem em tentativas de clarear o lance para finalizações, não sendo uma boa peça para ser acionada em velocidade no lado do campo. Suas diagonais curtas ainda funcionam, mas o venezuelano tem dificuldades caso precise percorrer grandes distâncias.

Jogador de bom nível técnico e ótimo finalizador, mas sua questão física pode ser um ponto preocupante em cenários mais competitivos. Jogador que seria uma aposta arriscada caso chegasse por um alto custo, mesmo estando sem contrato.

Fonte: X Felipe Barros

Mais Recentes