Joel Santana relembra título pelo Vasco ao ser questionado sobre o rival
Após 26 anos, o Flamengo revive a mesma situação rara ocorrida no Vasco da Gama de 2000, que demitiu Oswaldo de Oliveira às vésperas da final da Mercosul e trouxe Joel Santana para assumir já na decisão. No caso do Rubro-Negro, o episódio ocorreu com o desligamento de Filipe Luís e a chegada de Leonardo Jardim.
Joel Santana: 'Conselho eu não dou, eu vendo'
Naquela ocasião, o então presidente Eurico Miranda se incomodou com a programação de treinos de Oswaldo de Oliveira e se irritou ainda mais quando o treinador decidiu peitá-lo. Furioso, decidiu demiti-lo mesmo com o bom trabalho que vinha sendo feito.
Joel Santana foi contratado às pressas e, mesmo praticamente sem treinos, conseguiu o título sobre o Palmeiras naquela que foi considerada a "virada histórica" por 4 a 3.
No Flamengo o contexto foi parecido. Multicampeão pelo clube, Filipe Luís foi demitido logo após golear o Madureira por 8 a 0, na semifinal do Estadual. A diretoria já tinha Jardim engatilhado e o anunciou oficialmente dois dias depois.
Conhecido pelo seu bom humor e as tiradas irreverentes, Joel conversou com o UOL e foi questionado se tinha algum conselho a dar para Leonardo Jardim sair com o título com tão pouco tempo de trabalho. Em tom de brincadeira, o experiente treinador emendou:
Conselho? Conselho eu vendo. O cara está ganhando uma fortuna e eu vou dar conselho? Se ele der um tutuzinho pro papai, eu o ajudo ser campeão domingo (risos).
- Joel Santana
Para Joel, algo que o ajudou naquela final de 2000 foi o fato de já conhecer muitos jogadores daquele estrelado plantel cruz-maltino, que contava com Romário, Juninho Pernambucano, Juninho Paulista, Euller, entre outros.
Eu conhecia todo mundo. Fui convidado pelos jogadores, os jogadores que me botaram lá. E eu não ganhei só a Mercosul, não. Ganhei o Brasileiro (Copa João Havelange) depois também.
- Joel Santana
Na avaliação de Joel, Leonardo Jardim terá a missão facilitada pelo fato de ter um elenco com muito talento.
Em 2000 eu tinha um elenco muito bom também, mas para ele (Jardim) está mamão com açúcar. Depois de 2000 eu não peguei mais um mamão com açúcar desses. Ele (Jardim) tem o melhor plantel do Brasil.
- Joel Santana
Fonte: UOL Esporte
-
0 Notícias sobre o Vasco: 04 de junho de 2026 -
0 Vasco estaria de olho no volante Pierre, do Fortaleza TOP -
0 Conheça Paulinho, lateral-esquerdo de 21 anos que reforçará o Vasco TOP -
1 Vasco faz sondagens por zagueiro Yerri Mina e atacante Abraham Marcus TOP -
0 Sub-14: Adversário do Vasco definido para as quartas de final -
0 Total de Renda Bruta por clube no Brasileirão até o momento TOP -
2 Existe racha interno no Vasco? Jornalista explica TOP -
0 Mateus Carvalho curte férias em Maragogi; fotos TOP -
0 Colina em Foco: 'Reforma de SJ segue sem data, mas Vasco avança...' TOP -
0 Feminino Sub-17: Vasco retorna aos gramados no próximo sábado (06)