Globo, Brasileirão 2025, Libra e LFU: parte da negociação é exposta

O Brasileirão 2025 ainda não teve concluídas as negociações de todos os direitos de transmissão, mas a Globo já garantiu o pacote da Libra, que atualmente na Série A inclui Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Atlético-MG, Grêmio, Bahia, Vitória e Red Bull Bragantino. Esses dois últimos ainda brigam contra o rebaixamento, mas o bloco tem o Santos muito encaminhado para subir na Série B.

O contrato com a Libra garante até 2029 a exclusividade para a Globo em todas as mídias dos jogos dos times desse bloco na condição de mandantes. Com Palmeiras e São Paulo garantidos, e a muito provável volta do Santos, a emissora não deve ter problemas para garantir jogos para a região metropolitana de São Paulo a partir do ano que vem em todas as rodadas em TV aberta. Mas, e no Rio?

O Flamengo é o único time carioca no pacote da Libra. A LFU (Liga Forte União), bloco que conta com Botafogo, Vasco e Fluminense, vendeu seus direitos de transmissão de plataformas abertas para a Record e o YouTube, um jogo por rodada, sempre o mesmo compartilhado entre as duas empresas. A Globo pode transmitir jogos desses três times, mas apenas quando forem visitantes contra times da Libra.

Com a Lei do Mandante, o Flamengo só tinha seus 19 jogos para vender. Fazendo parte da Libra, o Rubro-Negro vai colocar no portfólio da Globo os jogos contra os colegas de bloco fora de casa também, como por exemplo um São Paulo x Flamengo, Palmeiras x Flamengo, e por aí vai. Se mantido o número de oito integrantes desse bloco (Flamengo e mais sete), seriam outros sete jogos na conta, para um total de 26.

Não dá para garantir um jogo por rodada para o Rio de Janeiro só com o Flamengo. São 38 rodadas. Além de ter que gastar toda a cota rubro-negra com a TV aberta, sendo que ainda existem sportv e Premiere para abastecer. No evento Upfront, realizado neste mês, a Globo se comprometeu a manter 38 rodadas com um jogo sempre em TV aberta e dois jogos por rodada no sportv.

A Libra tem oito times na Série A, portanto 152 jogos vendidos para a emissora. Suficientes para bancar o projeto de TV aberta e TV paga. O problema é a divisão de praças.

Para completar as 12 rodadas que faltam no Rio de Janeiro, a Globo teria que contar com jogos de Vasco, Botafogo e Fluminense, mas para isso precisaria que a tabela colaborasse. A coluna fez o teste usando a tabela do Brasileirão 2024 como exemplo e base.

Se o Brasileirão 2024 já fosse transmitido com as regras dos blocos de clubes, a Globo ficaria sem jogos de cariocas em oito rodadas. E isso apenas considerando a tabela básica da competição, sem levar em conta as possíveis e prováveis perdas de partidas na TV aberta por causa do choque de calendário com as competições da Conmebol.

Um clube que jogue na Libertadores de terça-feira a pedido da ESPN, por exemplo, fica inelegível para o domingo anterior no Brasileirão por causa da regra que determina intervalo mínimo de 66 horas entre dois jogos de times profissionais.

A primeira rodada deste ano já seria um exemplo de Globo sem jogo para o Rio de Janeiro. O Flamengo pegou o Atlético-GO, um time da LFU, fora de casa. Fluminense e Vasco foram mandantes, ou seja, estariam entre as escolhas possíveis dos detentores do outro bloco, e o Botafogo jogou fora de casa, mas contra o Cruzeiro, também um time LFU. Nessa mesma ocasião, a emissora poderia escolher qual jogo mostrar para o estado de São Paulo, já que o São Paulo era mandante contra o Fortaleza e o Palmeiras foi visitante contra o Vitória, um time Libra.

Na sétima rodada, outra ocorrência, desta vez até envolvendo clássico. O Flamengo foi visitante contra o Vasco, mais um jogo que seria da LFU. O Fluminense foi mandante contra o Juventude, e o Botafogo visitou outro time da Liga Forte, o Corinthians. Para SP, a única escolha envolvendo times grandes paulistas seria a do São Paulo x Cruzeiro.

Na 11ª rodada, quando a escolha para São Paulo seria o confronto Palmeiras x Juventude, o público do RJ ficaria sem jogos de seus times de novo na Globo. O Flamengo era visitante no clássico com o Fluminense, o Vasco mandou contra o São Paulo, e o Botafogo foi visitante diante do Criciúma, mais um time da LFU.

Na 17ª rodada, com São Paulo x Grêmio elegível para os paulistas, a Globo se veria limitada de novo quanto aos cariocas. O Flamengo aparece na tabela como visitante diante do Internacional, mais um time da Liga Forte, enquanto o Botafogo foi colocado como mandante contra o Palmeiras e o Fluminense contra o Athletico Paranaense. O Vasco jogou fora, mas contra outro time da LFU, o Atlético-GO.

Outra ocorrência encontrada pela coluna apareceu na 23ª rodada: novamente com clássico na condição de visitante, o Flamengo pegou o Botafogo, o que em 2025 seria um jogo dos detentores da Liga Forte. O Fluminense mandou contra o Corinthians e o Vasco visitou o Criciúma. Todos jogos da LFU. Para São Paulo, mais uma vez sem problemas, já que nessa rodada houve o clássico Palmeiras x São Paulo, um jogo Libra.

Na 32ª rodada, que na vida real será realizada a partir do fim desta semana, a Globo veria o Flamengo ser visitante contra o Cruzeiro, da LFU, bloco que ainda teria os direitos de Botafogo x Vasco e Fluminense x Grêmio. Em São Paulo, a emissora não poderia escolher o clássico Corinthians x Palmeiras, por ser o Timão também componente da Liga Forte, mas se garantiria com Bahia x São Paulo.

As outras duas ocorrências seriam justamente na reta final. Na 35ª rodada, o Flamengo joga fora de casa contra o Fortaleza, mais um time da Liga Forte, o Vasco visita o Corinthians, também LFU, e Fluminense e Botafogo aparecem como mandantes diante de Criciúma e Vitória, respectivamente. Na 37ª e penúltima rodada, seria a vez de o Flamengo visitar o Criciúma, enquanto Fluminense e Vasco mandariam contra Cuiabá e Atlético-MG, e o Botafogo seria visitante contra o Internacional.

Nessa análise, a coluna encontrou problema com jogos para São Paulo apenas uma vez, na 25ª rodada. O Corinthians, da Liga Forte, seria mandante com o Flamengo, enquanto Palmeiras e São Paulo seriam visitantes contra Athletico e Fluminense, todos jogos da LFU. Curiosamente, nessa rodada houve um Vitória x Vasco que salvaria a Globo no Rio, já que o time baiano é da Libra. Mas os problemas com São Paulo tendem a desaparecer por completo com o acesso do Santos.

A ordem dos confrontos em cada rodada na tabela é que vai determinar a sorte da Globo na divisão de praças. Em cada um desses casos listados, se houver repetição em 2025 a emissora terá que cobrir no Rio com jogos de times paulistas, ou do Atlético-MG, ou do Grêmio, etc.

Quando falamos em "sorte", não é por uso batido do termo: a mesma tabela que causou essas oito ocorrências sem jogos de cariocas para a TV Globo também trouxe rodadas com até três opções de escolhas para o Rio. Na 31ª, por exemplo, realizada no último fim de semana, a emissora poderia ter escolhido livremente entre Flamengo x Juventude, Vitória x Fluminense e Red Bull Bragantino x Botafogo, três jogos da Libra. Esse desequilíbrio é que ajuda a algumas rodadas terem várias opções e outras nenhuma. Mas o que determina mesmo é o fato de três cariocas não terem contrato com a emissora em plena Lei do Mandante.

Fonte: Blog Allan Simon - UOL

Mais Recentes