Gato Mestre analisa a estreia do Vasco no Brasileirão
Sem dúvida, uma das atrações desta edição do Brasileirão será acompanhar se o Mirassol conseguirá manter a eficácia do ano passado: invicto como mandante, assim como o Flamengo, a equipe alcançou a histórica quarta colocação em sua temporada de estreia entre a elite nacional. Com a classificação para a Libertadores, o grau de exigência vai crescer neste ano.
Na incrível campanha, o Mirassol fez 22 pontos a mais que o Vasco (67 contra 45, praticamente 50% mais).
O Mirassol venceu as duas contra o Vasco: em casa por 3 a 2 e em São Januário por 2 a 0. Com uma assistência decisiva em cada jogo e um gol no returno, o atacante Carlo Eduardo foi o grande nome do confronto.
Na comparação entre as equipes, o Mirassol sobrou defensivamente: marcou 63 gols (terceira maior marca) enquanto o Vasco fez 55 (quinta maior marca), apenas oito gols de diferença, enquanto defensivamente o Mirassol sofreu 39 gols (quinta melhor marca), e o Vasco levou 60 (terceira pior marca), diferença de 21 gols (54% a mais).
A maior diferença entre as duas defesa foi a resistência às pressões sofridas. Sofreram praticamente o mesmo número de finalizações (504 o Mirassol e 497 o Vasco em 38 rodadas), mas enquanto o Mirassol teve a segunda maior resistência defensiva, com um gol sofrido a cada 12,9 conclusões contrárias, o Vasco teve a quarta menor, um gol sofrido a cada 8,3 conclusões contrárias.
Nesse contexto, ainda que tenha perdido jogadores ofensivos, uma esperança para melhor o desempenho do Vasco é a contratação do zagueiro uruguaio Saldivia, de 23 anos, do Colo-Colo.
O Mirassol reformulou seu elenco e contratou 14 novos atletas para a temporada. No ano passado, era o único clube sem qualquer estrangeiro no elenco, mas isto mudou (um pouquinho): a equipe contratou o atacante paraguaio Galeano, do Nacional-URU, que no ano passado estava no Ceará, com desempenho promissor: fez 48 finalizações no Brasileirão, com nível de ameaça para virar 5,7 gols pelas métricas de xG, mas ele conseguiu sete gols (estatisticamente, 1,3 mais eficiente do que a média), transformando em gol 14,6% de suas finalizações.
*As probabilidades de ocorrência de cada resultado são calculadas pelo economista Bruno Imaizumi com a aplicação de modelos estatísticos sobre microdados coletados desde 2013 pela equipe do Gato Mestre, formada pelos jornalistas Agnes Rigas, Arthur Sandes, Davi Barros, Felipe Tavares, Guilherme Maniaudet, Gustavo Figueiredo, Leandro Silva, Matheus Guimarães, Millena Paes Leme (estagiária), Roberto Maleson, Rodrigo Breves e Valmir Storti, pelos cientistas de dados Bruno Benício e Vitor Patalano e pelo programador Gusthavo Macedo.
Fonte: ge
-
0 Basquete: Vasco já sabe quem é o seu novo técnico -
0 Ficha, enquete e vídeos de Bruno Rodrigues, especulado no Vasco -
-
0 Nicola fala sobre o possível interesse do Vasco em Cuiabano TOP -
0 Vasco recebeu resposta negativa da Bet 365, informa Valentin Furlan TOP -
0 Números de Erick Marcus, especulado no Vasco, não animam em 2026 TOP -
0 Lista dos reforços do Vasco para 2026 atualizada TOP -
0 Marino compartilha vídeo do Vasco e diz '2026 é nosso' TOP -
0 Joia da base pode ganhar mais oportunidades com Fernando Diniz TOP -
0 Vasco estaria interessado em cria da base que atua na Europa TOP -
0 Sub-20: Destaques do Vasco devem permanecer nos profissionais TOP