Feminino: Cinco pontos que fizeram o Vasco conquistar o Brasileirão A3
O Vasco conquistou o título da Série A3 do Brasileirão Feminino neste sábado. O time, que já havia garantido o acesso para a Série A2, superou o Paysandu na final.
O jogo de volta foi realizado no Rio de Janeiro, no Estádio Luso-Brasileiro, e terminou empatado em 0 a 0. Na ida, o time vascaíno havia vencido por 2 a 1, em Belém.
Este foi o segundo ano seguido do Vasco na Terceira Divisão. Em 2023, o time foi eliminado ainda na primeira fase. O que mudou para que o clube desse a volta por cima em 2024? O ge enumerou cinco razões para o título das Meninas da Colina:
1 - Maior investimento
No início deste ano, o Vasco fechou com o Guaraná Antártica o maior patrocínio da história do futebol feminino do clube. Isso foi possível porque no ano passado foi aprovado um projeto de captação de recursos para a categoria, via Lei de Incentivo ao Esporte.
🏆❤️💢 #MeninasDaColina #VascoDaGama pic.twitter.com/SvstusHGk3
— Vasco Feminino (@vasco_feminino) July 28, 2024
2 - Estrutura
Desde 2023 a modalidade vem sofrendo mudanças. No começo do ano passado, as muitas trocas na direção, comissão técnica e elenco não foram acertadas, o que mudou este ano. O Vasco melhorou a estrutura, mudou o local de treinos - saiu do Artsul para Duque de Caxias - e deu tempo para a treinadora Verônica Coutinho trabalhar.
- A estrutura do Vasco hoje é muito diferente da do ano passado, em questão de treino, academia, psicologia, nutrição... Isso faz muita diferença no dia a dia - disse Verônica recentemente.
- Temos que tratar o Vasco feminino como ele merece, investir e sem dúvidas colocar na elite - completou a treinadora.
3 - Montagem do elenco
Os reforços são outro ponto a destacar. O Vasco reformulou todo o elenco, contratando 19 jogadoras e levando em consideração a opinião da técnica. Além disso, o clube manteve atletas que já estavam em São Januário há mais tempo e serviram de referência para as novatas - são os casos de Índia e Lidy Nascimento. A intenção é manter a base para o ano que vem.
Veja as contratações de 2024:
- Goleiras: Taty Silva, Manú Costa, Belinha, Monique e Deka
- Zagueiras: Araújo (encerrou o contrato em Junho), Vilmara
- Laterais: Luana e Oliveira
- Meio-campistas: Emilly "Loira", Guedes, Maria Luiza, Myla e Giusti
- Atacantes: Sarah, Maria Vitória, Carol Valle, Ju Ramos, Larissa Ramos
4 - Campanha regular
O Vasco quase terminou o campeonato com 100% de aproveitamento: venceu nove dos 10 jogos que disputou antes do empate neste sábado. O equilíbrio foi o ponto forte do time, que teve as melhores defesa e ataque da competição - foram seis gols sofridos e 31 marcados.
5 - Maria Vitória em grande fase
O time todo encaixou, e o trabalho da técnica Verônica foi fundamental, mas uma jogadora merece menção especial: Maria Vitória. Contratada este ano, Mavi foi a artilheira do Vasco e do campeonato, com 13 gols em 10 jogos. Ela ainda colecionou dois hat-tricks na competição.
Fonte: ge
-
0 CBF define árbitro para o clássico entre Botafogo e Vasco -
0 Vasco ainda não tinha convertido pênalti neste Brasileirão -
-
0 Beach Soccer Feminino: Natalie esteve presente na Fundação Laço Rosa -
0 Apesar da pouca idade, Maxsuell Alegria tem experiência no time profissional -
0 Feminino: Detalhes do jogo do Vasco neste sábado (02/11) -
0 CFO Raphael Vianna detalha sobre a permanência do Vasco no RCE; vídeo -
0 Sub-16: Vasco segue invicto contra o Flamengo no ano -
0 Lance de Mateus Carvalho contra o Bahia viraliza; vídeo TOP -
0 Sub-16: Vasco vence o Flamengo e está na final do Torneio Guilherme Embry -
0 Vasco publica fotos de crianças em SJ: 'Os nossos corações infantis'