Felipe Barros analisa Rodrigo Castillo, especulado no Vasco
Rodrigo Castillo especulado no Vasco? Vamos a algumas considerações sobre o atleta antes do scout:
Rodrigo Castillo é um centroavante argentino de 25 anos que tem apenas 3 temporadas atuando em equipes profissionais e defendeu o Deportivo Madryn, na 2a divisão Argentina, e Gimnasia nos últimos 2 anos, atuando na elite de seu país. Em 2024 o jogador entrou em campo 35 vezes, marcando 6 gols e dando 4 assistências. Tendo virado titular de seu time a partir de Abril, Castillo teve no último ano seu melhor momento como profissional.
O argentino é um centroavante de área tradicional, com ótima estatura (1,87m). O jogador tem uma bola aérea forte e ocupa a zona mais avançada do campo, sempre no meio dos zagueiros adversários.
Castillo tem como boa virtude a velocidade. Conseguindo superar os 32 km/h, o atleta consegue boas arrancadas e vez ou outra cria boas situações partindo para cima dos zagueiros adversários ou até mesmo atacando o espaço.
O jogador não tem uma qualidade técnica de tanto destaque mas consegue encontrar bons passes, principalmente com bolas longas, mesmo estando de costas para o gol. Sua capacidade de sustentação com o jogo corporal é interessante, sendo um bom pivô para suas equipes, com boa capacidade de alternar com constância o centro de jogo.
Sua bola aérea é interessante e seu índice de bola alta ganha em 2024 foi de 44%. Por mais que ainda precise melhorar um pouco o gesto técnico do cabeceio para o gol, foi possível ver Castillo balançar as redes em algumas oportunidades em disputas aéreas complicadas contra os zagueiros.
O atleta ainda precisa evoluir sua finalização. Ao longo de 2024 foi mais comum ver o jovem desperdiçar boas chances de gol do que aproveitar. Devido ao pouco tempo de trajetória profissional é possível imaginar que o atleta melhore neste fundamento tão importante.
Outra característica de Rodrigo que vale a pena ser ressaltada é boa capacidade do atleta em pressionar a linha de defesa adversária. Além da boa velocidade, o que facilita no momento de subir pra pressionar, o argentino tem muita disposição e boa leitura para acossar a saída de bola adversária.
Castillo ainda não é um jogador 100% pronto para figurar como titular nas ligas e times mais fortes do continente. Mas como ainda possui margem para evolução e consegue reunir alguns fundamentos interessantes de força, velocidade e sustentação é possível apostar no argentino em cenários mais fortes em um médio prazo.
Fonte: X Felipe Barros
-
0 Vasco vai em busca da primeira vitória contra o Atlético-MG na Arena MRV -
0 Futsal Sub-21: Vasco goleia o Frankana Superliga -
-
0 Rival: O número de ingressos vendidos para torcedores do Fluminense pela CdB -
0 Sub-16: Vasco vence o Retrô -
0 Basquete: Os números de Mathias no NBB -
0 O tempo que Lucas Piton pode ficar afastado TOP -
0 Número de ingressos já emitidos para 2º jogo da semifinal da Copa do Brasil -
0 Concorra a ingressos para a semifinal da Copa do Brasil; detalhes -
0 Gols de cabeça somaram 18,8% do total até aqui no Brasileiro; Vasco lidera -
0 Rival: Marlon Freitas diz que Artur Jorge travou proposta do Vasco em 2024 TOP