Ex-Vasco é suspenso por quatro anos por caso de doping

O atacante Léo Jabá, de 27 anos, foi suspenso por quatro anos pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD). O jogador revelado pelo Corinthians testou positivo para duas substâncias no exame antidoping depois da partida do São Bernardo contra o Corinthians, válida oitava rodada do Campeonato Paulista, no início de 2025.

Ele estava suspenso preventivamente desde março e cumpre os quatro anos até 16 de março de 2029 - o jogador, porém, pode apresentar recurso para revisão do caso.

As substâncias encontradas no sangue do jogador e que são consideradas violação do código antidopagem foram a norandrosterna e noretiocolanolona, consideradas esteroides anabolizantes.

Léo Jabá comemora gol do São Bernardo contra a Portuguesa — Foto: Ronaldo Barreto/Ag. Paulistão

Na ocasião da suspensão preventiva, o São Bernardo e a defesa do jogador entraram com recurso com a contraprova do exame e apresentando documentos para evitar o gancho ao jogador.

Na ocasião, ele divulgou o seguinte texto nas redes sociais:

"Fui surpreendido na última semana com a notificação de um exame antidoping positivo, e hoje a notícia veio a público. Diante disso, quero me manifestar com total transparência.

Ao longo de quase 10 anos como atleta profissional, sempre respeitei as regras do futebol, jogando de forma limpa e honesta. Nunca fiz uso de qualquer substância para obter vantagem indevida sobre meus adversários e jamais compactuaria com algo que fosse contra a ética do esporte que tanto amo.

Neste momento, estou em contato direto com meus advogados e com o clube, acompanhando de perto todos os trâmites para esclarecer o ocorrido. Além disso, sigo colaborando integralmente com a Autoridade de Controle de Dopagem durante toda a investigação, certo de que a verdade será esclarecida.

Agradeço a todos que confiam no meu caráter e na minha trajetória dentro do futebol. Manterei vocês informados conforme o processo avançar.

Leonardo Rodrigues Lima"

Durante o período da suspensão preventiva, Léo Jabá jogou na Kings League, a liga de futebol de sete jogadores. Ele atuou pelo Funkbol Clube. O ge procurou o jogador, seus representantes e o São Bernardo para manifestação na reportagem, mas não obteve retorno.

Léo Jabá tem contrato com o São Bernardo até dezembro de 2026. O atacante também defendeu o Vasco e Vitória, além de times da Grécia e Portugal.

Foto: Rafael Ribeiro/Vasco.com.br
Léo Jabá

Fonte: ge

Mais Recentes