Diniz observa GB, avalia como talentoso e pode dar oportunidades ao jogador
GB, de 20 anos, chegou a viajar para a Turquia em fevereiro, conheceu as instalações do Fenerbahçe, mas após exames médicos, os turcos identificaram um problema físico e desistiram de comprar o jovem do Vasco por 3 milhões de euros (cerca de R$ 19 milhões). O atacante retornou, o departamento médico cruzmaltino o bancou e agora ele brilha no sub-20 sob os olhares atentos do técnico Fernando Diniz.
Como Vasco contrariou o Fenerbahçe
O UOL fez uma apuração para entender todo o processo da ida frustrada à Turquia e o descarte de cirurgia por parte do Vasco. Tudo começou com um período de treinos com a seleção brasileira sub-20, em outubro de 2024.
GB, na ocasião, teve um entorse no joelho direito. Os médicos da CBF fizeram uma ressonância magnética que evidenciou lesão parcial do ligamento cruzado anterior.
O Vasco, porém, em seu retorno, avaliou que o joelho não tinha qualquer aparência de lesão aguda. Não havia edema ósseo, derrame e nem sinais de lesão recente. O clube, então, fez novamente uma ressonância com um radiologista de confiança do departamento, que falou que se tratava de uma lesão crônica e não tão extensa do ligamento cruzado anterior.
A avaliação foi a de que, provavelmente, essa lesão não ocorreu nem no jogo da seleção. A análise é a de que se tenha acontecido anteriormente a esse período na Granja Comary.
Chefe do DM do Vasco, Gustavo Caldeira, posteriormente, reuniu os médicos do clube e pediu para cada um fazer um exame físico em GB sem que se comunicassem. Ao final, todos foram categóricos: nada de instabilidade e nenhum critério que pudesse considerar indicação para uma cirurgia.
Em seguida, durante uma semana, fizeram variados testes com GB no campo: sobrecarga, dinâmica, entre outros. O atleta continuou sem qualquer sintoma, dor, edema e instabilidade, o que o fez ser liberado para treinos e jogos.
A negociação com o Fenerbahçe e o diagnóstico do Vasco
O Vasco aprovou a proposta do Fenerbahçe e GB viajou para a Turquia acompanhado do então diretor-executivo Marcelo Sant'anna. Por lá, os turcos fizeram uma ressonância magnética que apontaram a tal lesão parcial do ligamento cruzado anterior, a mesma da CBF, algo que fez eles optarem por não comprar o atleta.
De volta ao Vasco, o DM se baseou em um artigo científico para sustentar a tese de que, no momento, não há a necessidade de cirurgia. Nele, constam três cenários: a lesão evolui com uma instabilidade imediata; evolui com uma instabilidade tardia; ou ainda o atleta nunca vai evoluir com instabilidade nem precisar de um tratamento cirúrgico.
Até o momento, o Vasco entende que GB está nesta terceira possibilidade, mesmo quase um ano após essa lesão parcial. E que nada justifica a indicação de cirurgia.
Os médicos vascaínos entendem que um procedimento cirúrgico pode ocorrer futuramente, mas não é o que se desenha. A avaliação é a de que GB é um jogador que performa em 100% de sua capacidade.
O UOL apurou que o DM se baseou numa máxima na Medicina que diz que "a clínica é soberana", e que o médico tem que botar a mão no paciente e fazer um bom exame físico. E que se apenas se pautar no exame de imagem, a margem de erro aumenta substancialmente. A necessidade de cirurgia aconteceria caso GB relatasse que o joelho saiu do lugar ou que tinha receio de fazer certos movimentos.
Diniz observa GB
Técnico do elenco profissional, Fernando Diniz tem colocado um olhar atento sobre GB. O treinador o avaliou como um atacante "talentoso" e tem assistido aos jogos do sub-20, onde tem se destacado com artilharia e golaços.
Fonte: UOL Esporte
-
0 Notícias sobre o Vasco: 21 de dezembro de 2025 -
0 Andrés Gómez é uma boa notícia para o torcedor em 2025 TOP -
-
0 Diniz faz uma analogia após o Vasco ficar com o 2° lugar; vídeo TOP -
0 Diniz abraçou e consolou o filho no estacionamento do Maracanã; vídeo TOP -
1 O cenário é pessimista? E o cronograma para 2026? Diniz fala em coletiva TOP -
0 Rival: Lance de Hugo Souza contra o Vasco vira assunto na web 😳 TOP -
0 Diniz: 'Se a gente vender o Rayan, não vamos contratar outro' TOP -
0 Diniz criticou a arbitragem de Wilton Pereira: 'Ele estava...'; vídeo TOP -
0 Rayan foi o destaque Sofascore do Vasco contra o Corinthians; números -
0 'O Vasco era melhor e a torcida ditava o ritmo'; foto TOP