Cria do Vasco, Andrey Santos é dono de 25% dos gols do Strasbourg

Assistir vídeo


Maior joia do Vasco nos últimos anos, Andrey Santos faz jus ao número que carrega às costas. É um autêntico camisa 8, aquele que tem obrigações na marcação e ao mesmo tempo não abre mão do ataque. Não à toa é o artilheiro do Strasbourg, clube para o qual o Chelsea o emprestou em fevereiro. Na atual temporada, a melhor da carreira, ele soma sete gols, 25% dos 28 marcados por sua equipe (veja todos no vídeo acima).

O gol no empate por 3 a 3 com o Lille, em 21 de setembro, é um resumo fiel do futebol que Andrey joga no momento. Ele recebe do goleiro Petrovic e, no giro, deixa Angel Gomes para trás, abre espaço e toca para Habib Diarra. Se manda para o ataque e, após cruzamento de Bakwa, aparece na pequena área para pegar o rebote do chute do sueco Nanasi e empurrar de pé esquerdo na rede.

- Eu tenho liberdade para chegar ao ataque, mas também existe a responsabilidade defensiva. Você aprende a ser um jogador mais completo na Europa. É o jeito certo de se movimentar e se posicionar. São essas pequenas coisas que transformam você num jogador ainda melhor. Agradeço muito ao meu treinador (Liam Rosenior), que confia em mim e me permite ser esse jogador melhor a cada dia - disse o atleta de 20 anos ao ge.

Nas seis primeiras partidas no futebol francês, ainda comandado pelo craque e ex-jogador Patrick Vieira, Andrey ficou no banco. A partir de março, porém, iniciou os últimos nove jogos do Strasbourg e só foi substituído por Vieira em dois deles, um nos acréscimos e outro aos 33 minutos do segundo tempo.

Já na temporada 2024/2025, sob nova direção - Liam Rosenior -, Andrey se consolidou de vez. Titular nas 15 partidas em que esteve à disposição do treinador inglês, foi substituído apenas três vezes, sempre depois 25 minutos da etapa final. A adaptação, segundo o atleta, não tem a ver apenas com o que aprendeu em campo. Ele investiu em estrutura para poder crescer, dando atenção especial à alimentação e aos cuidados com o corpo.

- Acho que faz tudo parte do processo (esperar seis jogos até virar titular). Primeiro ano geralmente é de adaptação. Era uma liga nova, com estilo diferente de Brasil e Inglaterra, time novo, companheiros novos. É uma etapa. Graças a Deus dei o passo à frente e hoje estou plenamente adaptado não só ao time como ao estilo do campeonato, que é mais tático e físico. E consegui fortalecer meu extracampo trazendo comigo o meu fisioterapeuta e meu chef de cozinha, que fazem um trabalho fundamental para eu desempenhar no mais alto nível - afirmou Andrey, que só ficou fora do primeiro jogo do Strasbourg na temporada devido a uma suspensão por amarelos.

Andrey está a um gol de igualar a temporada mais artilheira. Em 2022, porém, os oito marcados na Série B foram divididos em 36 jogos (33 pela Segunda Divisão do Brasileirão, um pela Copa do Brasil e dois pelo Carioca).

Questionado se o destaque absoluto no Strasbourg indica que é chegado o momento ideal de voltar para o Chelsea, o atleta se diz concentrado no ótimo momento vivido no futebol francês, mas não se furta de fazer elogios aos Blues, atualmente invictos há 12 partidas com Enzo Maresca (nove vitórias e três empates).

- Vamos ver ao fim da temporada. Eu sou jogador do Chelsea, e a partir do momento que me chamarem estarei à disposição e darei meu melhor sempre. Hoje minha cabeça está no Strasbourg e nos objetivos do time. Quero seguir evoluindo e ajudando o time aqui. Mas tenho acompanhado o Chelsea sempre que posso. Estou muito feliz com a grande temporada que tem feito - encerrou Andrey, que tem contrato com o Chelsea até junho de 2030 e cujo empréstimo ao Strasbourg vence no meio de 2025.

Confira como e quando foram feitos os gols de Andrey:

Fonte: ge

Mais Recentes