Como Fernando Diniz pode encaixar Cuiabano no time do Vasco
Antes de mais nada, a chegada de Cuiabano amplia de forma significativa as opções de Fernando Diniz para a lateral esquerda do Vasco. Forte fisicamente, rápido e com boa leitura de jogo, o lateral reúne características que se encaixam no modelo de jogo do treinador.
A capacidade de participar ativamente da construção ofensiva sem comprometer o sistema defensivo se tornou sua principal virtude. Além disso, Cuiabano mostrou evolução clara nos últimos anos. Em 2025, pelo Botafogo, viveu a melhor temporada da carreira em termos de participações diretas em gols.
Foram 11 no total, em 47 partidas, com seis gols marcados e cinco assistências, números que evidenciam a sua influência no último terço do campo. Esse crescimento não surgiu por acaso, já que, em 2024, também teve papel relevante nas conquistas da Copa Libertadores da América e Campeonato Brasileiro.
Naquela temporada, por exemplo, atuou em 30 jogos, somando quatro gols e três assistências. Formado no Grêmio, onde se estreou no futebol profissional em 2023, o jovem lateral também soma experiência internacional, tendo sido convocado para a seleção brasileira Sub-20.
Lucas Piton é “certeza” na posição de lateral
No entanto, Fernando Diniz tem uma certeza consolidada para o setor: Lucas Piton. O lateral canhoto, de 25 anos, vem de uma época altamente positiva e atingiu, em 2025, o melhor registo da carreira em assistências, com 11 passes decisivos.
Naquela que será a sua quarta temporada no Cruzmaltino, Lucas Piton segue como uma aposta segura, aliando regularidade, qualidade técnica e entendimento tático. Porém, existe a possibilidade do jogador ser negociado no mercado da bola.
Dessa forma, ficando Lucas, o Vasco passa a contar com duas opções de alto nível para a lateral esquerda. Por um lado, Lucas Piton garante consistência e continuidade. Por outro, Cuiabano oferece força, intensidade e capacidade de ruptura.
Assim, Fernando Diniz terá liberdade para rodar o elenco, gerir cargas físicas e adaptar o perfil do lateral às exigências de cada jogo. Com um calendário exigente pela frente, o Gigante da Colina fica, portanto, muitíssimo bem servido numa posição-chave do sistema.
Fonte: RTI Esporte
-
0 Ranking digital dos clubes brasileiros (02/2026); Vasco é 6º -
0 Vasco faz postagem em referência ao Dia Mundial de Combate ao Câncer -
-
0 Ex-Vasco, Guina completa 68 anos -
0 O entendimento interno sobre o início da temporada vascaína TOP -
0 Feminino: VascoTV transmitirá duelo diante do Heips 💢 -
0 Johan Rojas publica vídeo de lances contra o Madureira TOP -
0 Retrospecto do Vasco contra a Chapecoense, adversária desta quinta (05/02) TOP -
0 Futsal: Elenco participa de avaliações em Escola de Educação Física -
0 Natação Paralímpica: Fotos da semana de treinos com a Seleção Sub-20 -
0 eSports: Vasco vence a Furia Fem pelo CCT S8 de Counter-Strike