Comissão técnica avalia como positiva a atuação de cria da base

A derrota por 3 a 1 para o Olimpia deixou o Vasco em situação delicada na Sul-Americana e trouxe poucas respostas positivas para o planejamento traçado pela diretoria e comissão técnica. Pensada como espaço para rodar elenco e observar peças pouco utilizadas, a competição teve saldo discreto — com uma exceção: a ascensão do volante Ramon Rique, de 18 anos.

A comissão técnica avaliou como positiva a participação de jovem de 18 anos nos três jogos disputados no torneio. Ele foi titular nos dois duelos contra o Olimpia e também entrou no segundo tempo da vitória sobre o Audax Italiano.

As boas atuações fizeram com que o volante fosse efetivamente integrado ao elenco profissional e participasse das atividades nas últimas semanas. Depois de surgir bem na Sul-Americana, o reforço caseiro entrou em campo nos dois compromissos pelo Campeonato Brasileiro com o time principal: a vitória contra o Athletico, em São Januário; e a derrota para o Internacional, em que anotou assistência para o único gol vascaíno na derrota por 4 a 1, no Beira-Rio.

Ramon Rique ganhou pontos com Renato e, inclusive, ultrapassou companheiros na fila de opções para o meio-campo, como JP, que iniciou no banco de reservas nos dois últimos jogos da Copa Sul-Americana.

Atletas não aproveitam chances

A competição jamais foi considerada prioridade pela comissão técnica, que optou, mais uma vez, por escalar reservas e atletas do sub-20 na partida no Paraguai. A ideia da diretoria nos jogos da fase de grupos era justamente dar minutagem a jogadores pouco aproveitados e observar atletas que poderiam ser úteis para o restante da temporada.

Para além de Ramon Rique, o objetivo teve pouco sucesso. Marino Hinestroza e Nuno Moreira, por exemplo, atuaram em todos os cinco jogos do Vasco na competição, mas oscilaram bastante. Brenner tampouco aproveitou as oportunidades que teve e, inclusive, foi preterido por David e Spinelli no time titular em algumas ocasiões.

As atuações do sistema defensivo também ligaram o sinal de alerta. Contra o Olimpia, a dupla Cuesta e Lucas Freitas teve atuação ruim e escancarou, mais uma vez, a deficiência nítida da defesa na bola aérea. Os três gols marcados pelo time paraguaio saíram de jogadas pelo alto.

Quando atuou como titular, Saldivia tampouco teve rendimento seguro na Sul-Americana. O uruguaio, inclusive, anotou um gol contra grotesco em falha conjunta com Daniel Fuzato, na vitória por 2 a 1 sobre o Audax Italiano, no Chile.

Revelado pelo Vasco, Rique assinou o primeiro contrato profissional com o clube no ano passado. Inicialmente, o vínculo foi fechado até o fim de 2026, mas com um aditivo para renovar até setembro de 2029. O clube carioca ativou a cláusula para estender o contrato ainda na última temporada.

A multa rescisória do volante é de 60 milhões de euros (R$ 346 milhões na cotação atual). Ele chegou ao clube como meia esquerda, mas foi recuando com o passar do tempo e atualmente é uma das referências da equipe de base.

Fonte: ge

Mais Recentes