Com times alternativos, elencos principais têm mais tempo de pré-temporada

Os quatro grandes do Rio não fogem dessa regra. Por ter disputado a Copa Intercontinental da Fifa em dezembro, o elenco principal do Botafogo só se apresentará amanhã e terá uma preparação menor do que os rivais até o primeiro jogo da temporada de 2025. Atual campeão da Libertadores e do Brasileiro, o alvinegro, que segue sem treinador desde a saída de Artur Jorge, entrará em campo com força máxima na sexta rodada do Carioca, no clássico contra o Fluminense, dia 29 de janeiro, o que representa 15 dias corridos para treinamento.

Enquanto isso, o tricolor carioca contará com mais três dias desde a reapresentação para utilizar, como previsto no planejamento, seus principais jogadores. Será no quinto confronto do Estadual, diante do Madureira, no dia 26 de janeiro. Com uma rodada de antecedência, é a vez de o técnico Fábio Carille fazer sua estreia pelo Vasco com o elenco número 1 à disposição contra o Madureira, no dia 23.

Já o Flamengo se organizou para realizar a pré-temporada na Flórida, nos Estados Unidos, antes de estrear com o time principal no Carioca. Em solo americano, o time de Filipe Luís enfrentará, em jogo amistoso pela FC Series, o São Paulo, no dia 19. No Estadual, o rubro-negro irá com o melhor de seu plantel contra o Volta Redonda, no Mané Garrincha, Brasília, no dia 25. No total, serão 17 dias disponíveis para treinamentos até o primeiro compromisso pelo estadual.

Paulistão com força total

No Paulistão, no entanto, quase todos os clubes que disputarão a Série A a partir de março já iniciam o ano com força total. Palmeiras, Corinthians, Santos, Mirassol e Bragantino estrearão com o elenco principal na primeira rodada da competição, entre os dias 15 e 16. Com a pré-temporada realizada em casa, os clubes têm de nove (Palmeiras e Corinthians) a 21 (Mirassol) dias disponíveis para os treinamentos.

A exceção é o São Paulo, cujo elenco se representou no último dia 3. A equipe já está nos Estados Unidos e tem no calendário dois amistosos preparatórios: contra o Cruzeiro, no dia 15, e o Flamengo, no dia 19. Assim, o jogo de estreia no Paulistão, marcado para o dia 20 contra o Botafogo-SP já pela segunda rodada — o primeiro compromisso, contra o Inter de Limeira, foi adiado para fevereiro — deve ser disputado por uma equipe alternativa.

Na Bahia, o Estadual já começou, mas ainda sem grandes atuações. No Vitória, o treinador recém-chegado Thiago Carpini realiza treinos com dois grupos distintos e alguns reforços, como Wellington Rato, precisarão de mais tempo para se integrar ao elenco principal. Nas primeiras rodadas, o clube jogará com elenco misto.

Principal adversário, o Bahia está na Espanha para os primeiros compromissos do ano. A equipe se prepara para um jogo-treino contra o time B do Girona, e só deve ter seu primeiro jogo oficial em 25 de janeiro, contra o Porto Sport Club. Assim, o time principal perde as três primeiras rodadas do campeonato e chega com 17 dias de treinamento para o torneio.

Fortaleza e Ceará tem praticamente o mesmo tempo de dias disponíveis para treinamento: 16 e 15, respectivamente. O elenco principal do Fortaleza está nos EUA e tem um compromisso contra o Chicago Fire no próximo dia 19, e a estreia no Estadual está marcada para o dia 25, contra o Horizonte. Já o Ceará vai com força total para o Estadual, e estreia completo no dia 18, contra o Tirol.

O Sport, que volta à Série A neste ano, começou o Estadual utilizando o elenco sub-20 no empate com o Afogados em 1 a 1. A equipe principal, que se representou em dezembro do ano passado, segue treinando com o português Pepa, que também tem como trabalho inicial integrar os novos reforços do clube.

Compromissos internacionais

No Rio Grande do Sul, os três clubes que disputam o Brasileirão 2025 já começam o estadual com o elenco principal. Dois deles terão compromissos antes disso: o Internacional recebe a seleção mexicana em um amistoso no Beira-Rio no próximo dia 16, enquanto o Juventude viaja para a Argentina para enfrentar o Boca Juniors um dia antes. Eles voltam a tempo da estreia no Gauchão, para enfrentar Guarany de Bagé e Ypiranga, respectivamente. O Grêmio tem seu primeiro compromisso também na primeira rodada do Estadual, no dia 22, contra o Brasil de Pelotas.

Cruzeiro e Atlético-MG fazem parte dos times que disputam a FC Series, nos EUA, com direito até a um clássico na Flórida no próximo dia 18. O Galo chega com o elenco principal para o Estadual no dia 29, em duelo contra o América-MG pela quarta rodada, totalizando 17 dias disponíveis para treinamento. Já o Cruzeiro volta a tempo da segunda rodada, contra o Athletic no dia 22, após 15 dias de preparação desde a representação.

Fonte: Agência O Globo

Mais Recentes