Clubes que disputarão o Carioca 2026 terão reunião com a FERJ
Os 12 clubes que disputarão o Campeonato Carioca de 2026 terão uma reunião com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) nesta sexta-feira (31), no Rio de Janeiro. O encontro tem como pauta principal a definição das diretrizes do uso do VAR (árbitro de vídeo) na próxima edição do torneio estadual.
A reunião abordará aspectos técnicos, operacionais e financeiros relacionados à aplicação do VAR durante o Carioca. O objetivo é garantir padronização e transparência nas decisões de arbitragem, após debates recentes sobre a utilização do recurso em partidas decisivas das últimas temporadas.
A FERJ pretende alinhar os protocolos com as recomendações da CBF e da International Football Association Board (IFAB), órgão responsável pelas regras do futebol. Entre os temas previstos estão a capacitação dos árbitros de vídeo, os custos do sistema e o padrão de comunicação com o público nos estádios. Além disso, também se discutem possíveis novas ferramentas de imagem a implementar.
Um dos pontos mais sensíveis da reunião será a divisão dos custos da operação do VAR para o Carioca. Atualmente, o investimento é elevado para os clubes de menor orçamento. Assim, pode se adotar um modelo híbrido, com uso do sistema apenas em determinadas fases ou partidas do campeonato.
Além disso, a FERJ deve propor que o VAR esteja presente em todas as partidas da fase principal, caso haja consenso entre os clubes e viabilidade financeira. A expectativa é que o formato final saia ainda em novembro, para que o Carioca-2026 comece, em 14 de janeiro, já com o protocolo ajustado.
Transparência e credibilidade no foco do Estadual
A utilização do VAR é essencial para manter a credibilidade das competições regionais, especialmente após as diversas polêmicas de arbitragem dos últimos anos. A FERJ reforça que o compromisso é assegurar decisões mais justas e ágeis, com comunicação mais clara ao público e aos torcedores.
Com a aproximação do início do Estadual, o encontro desta sexta-feira será determinante para o planejamento da arbitragem. Além disso, poderá definir novos padrões tecnológicos no futebol do Rio de Janeiro. A bola começa a rolar para o Estadual em 14 e 15 de janeiro.
Fonte: Super Radio Tupi
-
0 Vasco sonda Rafael Guanaes, do Mirassol, e de Fernando Seabra, do Coritiba -
0 Vasco estaria interessado no retorno do cria Gabriel Pec -
0 Membros do Conselho Fiscal da Vasco SAF pedem demissão TOP -
0 Atenção Vascaínos: Interventora renuncia e deixa relatório sobre a SAF 🚨 TOP -
2 Andrés Gómez apaga informações do Vasco de seu perfil no Instagram TOP -
0 STJ forma maioria para condenar o Vasco por dano ambiental em área do CT TOP -
0 Cria do Vasco enfrentará Mbappé pelas oitavas da Copa do Mundo TOP -
0 Próximo adversário do Brasil na Copa do Mundo é definido -
0 Sub-20: Vasco e Fortaleza se enfrentam nesta quarta (01) -
0 Vasco posta imagens do treino desta terça (30)