CBF parabeniza Vasco pela Resposta Histórica

100 ANOS DE UM MARCO PARA O FUTEBOL! ✊🏾💢

A CBF parabeniza neste domingo (7) o @vascodagama pelo centenário da “Resposta Histórica”, documento assinado por José Augusto Prestes, então presidente do clube, que abria mão de participar do Campeonato Carioca de 1924.

Na carta, o dirigente do Vasco rejeitava a exclusão de 12 jogadores negros e de origem e condições humildes da sua equipe para que pudesse disputar o campeonato (que seria hoje o estadual) do Rio de 1924, como exigia a Associação Metropolitana de Esportes Athleticos (AMEA).

“Parabenizo o Vasco pelo centenário da “Resposta Histórica”, data que está na história do futebol brasileiro e do nosso país. Essa carta foi um ato sem precedente de coragem do Vasco. Além de um marco na luta contra o racismo, o documento foi um passo decisivo pela inclusão de todos os brasileiros ao futebol”, afirmou presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Único dos 4 clubes do Rio de Janeiro com maior torcida a nascer em zonas populares, o Vasco conquistou seu primeiro Campeonato Carioca em 1923 com a lendária equipe dos Camisas Negras, formada em sua maioria por negros, operários e brancos de baixa condição social. Era a primeira vez que um time com jogadores das camadas populares conquistava o então principal torneio de futebol do Brasil.

Os clubes das elites reagiram, fundaram uma nova liga - a Associação Metropolitana de Esportes Atléticos (AMEA) - e exigiram que o clube de São Januário excluísse da sua equipe 12 jogadores, justamente os negros e brancos de baixa condição social, que eram considerados sem “condições morais” para participar do certame.

Após saber da decisão da AMEA, no dia 7 de abril de 1924, o Vasco da Gama respondeu a federação na carta que ficaria conhecida como Resposta Histórica, afirmando que o clube não iria desfiliar os atletas negros, operários e analfabetos.

Há cem anos, o Vasco disse não ao preconceito, se recusou a expulsar os jovens do seu quadro de atletas e se retirou do campeonato de 1924.

📸: Reprodução/Vasco.com

A post shared by Seleção Brasileira de Futebol (@cbf_futebol)

Fonte: Instagram da CBF

Mais Recentes