CBF adota nova regra para o Campeonato Brasileiro
A partir da primeira rodada do Campeonato Brasileiro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) irá adotar nova regra, aprovada no último conselho da International Football Association Board (Ifab), para impedir a cera dos goleiros durante o jogo. Ela consiste em conceder um escanteio ao adversário assim que o goleiro segurar a bola com as mãos por mais de oito segundos.
A entidade enviou ofício aos clubes nesta semana informando a respeito da mudança, que passa a valer nas competições organizadas pela CBF. Ele é assinado por Rodrigo Cintra, presidente da Comissão de Arbitragem. Como o Campeonato Brasileiro se inicia neste sábado, 29, será a primeira competição a sentir os efeitos práticos, mas a regra valerá para os demais torneios que já estão em andamento (Copa do Brasil, Copa do Nordeste, Copa Verde, Brasileirão sub-20 e Copa do Brasil sub-17).
A CBF conseguiu o aval da Ifab para colocar a nova regra em prática ainda nesta temporada. O órgão acordou a nova adição ao esporte na 139ª Reunião Geral Anual, organizada pela Associação Irlandesa de Futebol (IFA) em Belfast, Irlanda do Norte, neste ano. No futebol europeu, deverão entrar em vigor a partir da próxima temporada. Também estará em prática no Mundial de Clubes, em junho, nos Estados Unidos.
A partir desta semana, os goleiros passam a ser proibidos de segurar a bola com as mãos por mais de oito segundos. Na nova diretriz, assim que isso ocorrer, a equipe é penalizada e o adversário tem um escanteio concedido a seu favor. Além disso, assim que o goleiro levar mais de três segundos com a bola, o árbitro deverá sinalizar com os dedos a contagem do tempo restante, até a penalização.
Ela é uma evolução de outra que já existia no livro de regras. Até então, os goleiros não poderiam segurar a bola por mais de seis segundos com as mãos; caso isso ocorresse, era previsto um tiro livre indireto, de dentro da área – semelhante ao que ocorre quando há um recuo do defensor com os pés ao goleiro. No entanto, essa diretriz poucas vezes era de fato colocada em prática pela arbitragem.
A ideia é combater o tempo perdido com a cera dos goleiros, tornando o jogo mais dinâmico. Além dessa regra, a CBF irá adotar a diretriz em que apenas o capitão de cada equipe tem permissão de reclamar com o árbitro sobre as decisões em campo durante o jogo. Caso contrário, os jogadores estão sujeitos à punição com o cartão amarelo.
O Campeonato Brasileiro se inicia neste sábado, 29, com os primeiros jogos da Série A. Inicialmente, a primeira partida seria Palmeiras x Botafogo, no Allianz Parque, mas o duelo teve de ser adiado em função da final do Campeonato Paulista, contra o Corinthians. As novas regras também entrarão em vigor nas demais divisões organizadas pela CBF.
Fonte: Estadão
-
0 Jornalista questiona atuações de Coutinho: 'Se você tem 4 jogos...' TOP -
0 Vasco estuda possibilidade de empréstimo de Vegetti TOP -
-
0 Notícias sobre o Vasco: 22 de dezembro de 2025 -
0 Ao que tudo indica, Diniz permanecerá no comando em 2026 TOP -
0 Tchê Tchê entra na lista de negociáveis para 2026 TOP -
0 Mauricio Lemos não deve ficar para 2026 TOP -
0 Maxime retorna ao Vasco no começo de janeiro e já sabe o seu futuro TOP -
0 Em respeito ao Vasco, Pumita não quis ouvir outro clube, revela canal TOP -
0 AV: Vasco sondou Breno Lopes TOP -
0 Vasco faz sondagem por Pierre, ex-Fortaleza, diz canal TOP