Carlos Germano acredita em retorno do Vasco à Libertadores

O Brasileirão está em suas decisivas e últimas cinco rodadas. Em ritmo eletrizante, ainda existem disputas por todas as partes da tabela, inclusive pelas vagas que restam para a Libertadores. Ídolo cruz-maltino, Carlos Germano confia no retorno do Vasco à competição continental, após sete anos.

Após um bom início de returno e superação em relação ao caótico começo de Brasileirão, o Vasco se estabeleceu na primeira parte da tabela de classificação há onze rodadas. Desde a vigésima terceira partida, o Vasco mantém o sonho ainda mais vivo de ingressar à Libertadores. A probabilidade, que já era considerável, aumentou após o título da Copa do Brasil, conquistada pelo Flamengo. Sendo assim, tudo indica que, pelo menos, sete clubes brasileiros estarão na próxima edição da competição.

Com o Vasco consolidado e com boa margem para ir, na pior das hipóteses, à Copa Sul-Americana, o ídolo Carlos Germano aponta otimismo para o objetivo secundário. Quando o assunto principal surge em pauta, o ex-goleiro abre uma condição para a classificação à Libertadores, mas acredita no êxito.

- Faltando cinco rodadas, o Vasco tem totais condições de ir para a Sul-Americana. Se ingressar numa boa sequência, de três vitórias, a gente pode pensar alto e ir à Libertadores da América - concluiu o ex-goleiro vascaíno ao ge.globo.

A condição aberta por Carlos Germano, para calcular o objetivo de classificação à Libertadores, já foi feita pelo próprio Vasco, durante a reta final do primeiro turno. Naquela ocasião, os comandados de Rafael Paiva venceram em sequência Fortaleza (C), Internacional (F), Corinthians (C) e Atlético-GO (F). Após a 'corrida' de quatro vitórias consecutivas, o alerta do rebaixamento entrou em parte secundária, dando espaço ao sonho de voltar aos torneios continentais.

- O Vasco teve um início de segundo turno muito bom, com vitórias importantes, uma boa colocação durante o campeonato, apesar do começo de Brasileirão ter sido ruim. Muitos achavam que o time ia voltar a brigar contra o rebaixamento novamente, mas a equipe reagiu e conseguiu se estabelecer em boa parte da tabela - disse Carlos Germano ao ge.globo.

Jogos restantes do Brasileirão

Cenários para a volta à Libertadores

Neste final de semana, Racing e Cruzeiro decidem o título da Copa Sul-Americana. A depender do resultado da decisão, e também do decorrer das últimas cinco rodadas do Brasileirão, pode haver a abertura para mais uma vaga dentre os classificados à Libertadores. Além da Sula, outra final que se aproxima é entre Botafogo e Atlético-MG. Caso haja título do clube carioca, estaria garantida mais uma presença no torneio, já que o Glorioso lidera a Série A.

Segundo calcula a UFMG, o Vasco tem apenas 8,3% de chances para alcançar a sétima colocação e se classificar para a Libertadores. A mesma fonte também projeta a probabilidade de pontos para chegar à competição. Dessa forma, tomando como base a declaração do ídolo Carlos Germano, quais são as chances do Gigante da Colina caso vença três jogos?

Atualmente, o Gigante da Colina possui 43 pontos. Contabilizando apenas pontos para vitórias, sem adicionar possíveis empates, a probabilidade de ingressar ao G-7, segundo a métrica da UFMG, seria:

Depois de aproximadamente duas semanas sem jogos por causa da Data Fifa, o Vasco volta a campo na próxima quinta-feira para enfrentar o Internacional, pela 34ª rodada do Brasileirão. A bola rola às 20h (de Brasília), em São Januário.

Fonte: ge

Mais Recentes