Carille vem cumprindo suas ideias no Vasco à risca; versão
Há 21 dias, quando foi apresentado como novo técnico do Vasco, Fábio Carille pediu tempo para avaliações internas no início de trabalho, mas cravou uma das suas ideias para o cruz-maltino: ter a posse de bola e controlar o jogo. Em duas partidas no comando da equipe, vem cumprindo isso à risca. Sua versão do Vasco, vista na vitória por 2 a 0 sobre o Madureira e na goleada por 4 a 1 sobre a Portuguesa, vem se caracterizando pela força do meio-campo.
Com a exceção de Philippe Coutinho, que ganhou liberdade no ataque e menos responsabilidades defensivas, o setor vem sendo composto por atletas que não eram titulares em 2024. Jair e Paulinho, que passaram o último ano praticamente inteiro recuperando-se de lesões graves, ganharam a companhia de Tchê Tchê, uma das contratações da temporada, para formar um trio que traz equilíbrio às ações do Vasco no campo.
O cruz-maltino terminou as duas partidas com posse de bola acima de 55% (57% e 58%). Contra o Madureira, estreia de Carille e do elenco principal, trocou 45% dos passes no centro do campo e 30% em seu campo de defesa. Já contra a Lusa, o número aumentou para 55% pelo meio e apenas 21% na defesa. Os números são do Sofascore.
O destaque do setor passa também pela amplitude de opções. Com o trio citado iniciando o ano como titular, o Vasco ganhou qualidade no banco, como Mateus Carvalho, Hugo Moura e Maxime Dominguez. No domingo, os dois últimos entraram no segundo tempo e deram assistências para o terceiro e o quarto gols da partida. No mesmo jogo, Paulinho encontrou Coutinho no golaço que o camisa 11 marcou ainda na primeira etapa. O próprio Paulinho, contra o Madureira, também já havia marcado com passe de Tchê Tchê. Não menos importante, Payet fez dois ótimos jogos quando foi acionado.
Se o meio-campo tem desempenhado bem, a transição ofensiva ainda é um fator a evoluir nos próximos jogos. O cruz-maltino ainda enfrenta Maricá e Volta Redonda antes de fazer o primeiro clássico do ano, contra o Fluminense.
Até aqui, o esquema adaptado ao elenco tem funcionado. Mas os atacantes de lado e velocidade, pedido de Carille que ainda não foi cumprido, serão importantes para explorar os espaços que surgirem contra adversários mais fortes.
— A característica do nosso grupo hoje, onde que eu tenho que achar alternativas, não tem o jogador para atacar espaço. Não tem, é característica, eu posso melhorar, eu posso pedir (para um jogador sem essa característica), mas vai fazer uma vez ou outra, não vai ser uma ideia desses caras atacarem espaço. A gente vai ficar com a bola. É isso que eu quero, é isso que eu vou trabalhar e é isso que eu vou insistir — analisou Carille após a vitória contra a Portuguesa.
Veja os meias utilizados por Carille nas duas partidas e seus números nelas:
- Tchê Tchê: dois jogos (dois como titular) e uma assistência
- Jair: dois jogos (dois como titular)
- Paulinho: dois jogos (dois como titular), um gol e uma assistência
- Coutinho: dois jogos (dois como titular) e um gol
- Hugo Moura: dois jogos e uma assistência
- Maxime Dominguez: dois jogos e uma assistência
- Mateus Carvalho: dois jogos
- Payet: dois jogos
Fonte: Extra Online
-
0 Notícias sobre o Vasco: 21 de dezembro de 2025 -
0 Andrés Gómez é uma boa notícia para o torcedor em 2025 TOP -
-
0 Diniz faz uma analogia após o Vasco ficar com o 2° lugar; vídeo TOP -
0 Diniz abraçou e consolou o filho no estacionamento do Maracanã; vídeo TOP -
1 O cenário é pessimista? E o cronograma para 2026? Diniz fala em coletiva TOP -
0 Rival: Lance de Hugo Souza contra o Vasco vira assunto na web 😳 TOP -
0 Diniz: 'Se a gente vender o Rayan, não vamos contratar outro' TOP -
0 Diniz criticou a arbitragem de Wilton Pereira: 'Ele estava...'; vídeo TOP -
0 Rayan foi o destaque Sofascore do Vasco contra o Corinthians; números -
0 'O Vasco era melhor e a torcida ditava o ritmo'; foto TOP