Basquete: LNB publica nota sobre ocorrido durante Flamengo x Vasco
Acontecimentos no jogo entre Flamengo e R10 Score Vasco da Gama pela Copa Super 8
Os eventos acontecidos no domingo (26/01) na partida entre o C.R Flamengo e o C.R. Vasco da Gama, embora sejam um ponto fora da curva no NBB CAIXA, devem servir como motivo de reflexão de todos os que amam, vivem e fazem esporte. O sucesso de uma competição prescinde do comprometimento de todos com a mesma: atletas e comissões técnicas, árbitros, dirigentes, torcedores, apoiadores e entidades de promoção do esporte como a LNB. Todos têm sua parcela de contribuição e não há como prescindir de nenhuma delas. A cada situação de conflito perdem todos e o esporte fica mais fraco, sem exceção.
O jogo em questão passou por todas as checagens sobre segurança e demais procedimentos que garantiam a realização da partida conforme as normas de segurança impostas pelo local, pelo regulamento do NBB CAIXA e pelas leis. Infelizmente não temos elementos para sustentar tudo que acontece dentro de quadra e na arquibancada, mesmo com medidas preventivas.
Uma vez acontecido tratamos de buscar as condições para o prosseguimento seguro da partida. Foram feitas consultas ao nosso representante e ao árbitro da partida para nos certificarmos das condições no local e se os mesmos se sentiam aptos para continuar. Após o contato a partida foi retomada com segurança e o tempo regulamentar foi cumprido integralmente pelas equipes.
Após a partida a LNB tomou as seguintes providências as quais estão previstas no CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva):
1) Relatório detalhado dos árbitros, do representante da partida e todas as imagens disponíveis são entregues à LNB que envia para a Procuradoria do STJD.
2) A Procuradoria do STJD analisa todas as provas e relatos e enquadra cada uma das situações que considera passíveis de punição pelo CBJD e monta a denúncia a qual é enviada a todos os envolvidos.
3) O julgamento é agendado para que os auditores do STJD possam julgar analisando a acusação preparada pela Procuradoria e também os argumentos da defesa dos envolvidos garantindo a todos o amplo direito de defesa e contraditório.
4) Publica-se o resultado e o cumprimento das eventuais penas começam de imediato.
Importante: A Comissão Disciplinar é independente e formada por juristas do esporte conforme previsto em lei. Tanto a Procuradoria como os auditores fazem seu trabalho sem nenhuma interferência da LNB, somente sob a ótica da lei.
Há 17 anos, os Clubes de basquetebol do Brasil entenderam que era hora de assumirem a gestão do seu próprio campeonato. O basquete, naquele momento, era a 13ª modalidade na preferência do público e hoje é a 3ª no coração dos brasileiros e em forte ritmo de crescimento. O trabalho tem sido contínuo e o esforço dos Clubes colocaram o NBB em outro patamar. Ao nos depararmos com situações como essa entendemos, como dito acima, que é hora de nova reflexão de todos na busca incessante de uma competição que represente um negócio, cujo principal produto é o entretenimento para toda a família brasileira.
É natural que a LNB lamente os fatos ocorridos, mas sabemos também que esses mesmos fatos servirão para que cresçamos mais fortes e comprometidos em entregar sempre o melhor aos nossos fãs.
Fonte: Site da LNB
-
0 Notícias sobre o Vasco: 22 de dezembro de 2025 -
0 Ao que tudo indica, Diniz permanecerá no comando em 2026 -
-
0 Tchê Tchê entra na lista de negociáveis para 2026 TOP -
0 Mauricio Lemos não deve ficar para 2026 -
0 Maxime retorna ao Vasco no começo de janeiro e já sabe o seu futuro TOP -
0 Em respeito ao Vasco, Pumita não quis ouvir outro clube, revela canal -
0 AV: Vasco sondou Breno Lopes TOP -
0 Vasco faz sondagem por Pierre, ex-Fortaleza, diz canal TOP -
0 Vasco irá adquirir os direitos de Cuesta e tem prazo para fazer o pagamento TOP -
0 João Van Boysen: Vasco topa negociar Vegetti TOP