Basquete: Humberto define vitória sobre o Brasília

Com intensidade lá no alto, R10 Score Vasco da Gama e CAIXA/Brasília protagonizam grande duelo, com o Gigante da Colina saindo vencedor por dois pontos e indo à final

Com sofrimento até os momentos finais, o R10 Score Vasco da Gama bateu o CAIXA/Brasília por 80 a 78 e classificou-se à final do Torneio de Abertura NBB. A batalha mostrou um bom basquete das duas equipes, mesmo em uma competição de pré-temporada. Se o Cruzmaltino vai à decisão contra o KTO Minas, na reedição do jogo fase de grupos, o time da casa vai pegar novamente o Flamengo, na disputa de terceiro lugar. O duelo foi na Arena BRB Nilson Nelson, em Brasília (DF), na noite desta quinta-feira (03/10). A competição tem o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SELDF).

Sempre à frente no marcador, o CAIXA/Brasília não conseguiu desgarrar o suficiente para fechar o primeiro quarto em vantagem, que terminou 21 a 21. Curiosamente, o time da casa fez o dobro de assistências do Cruzmaltino (oito a quatro) e três bolas roubadas contra nenhuma do oponente. E teve o ala/pivô David Nesbitt anotando 12 pontos em 18 possíveis. Pelo lado do Gigante da Colina, a pontuação esteve distribuída entre seis atletas.

O segundo quarto teve uma dinâmica semelhante, com o CAIXA/Brasília liderando na maior parte dos momentos e o R10 Score Vasco da Gama buscando o empate, mas sem forças para virar. As duas equipes melhoraram defensivamente, com os candangos levando vantagem no garrafão em busca da segunda bola, com 11 rebotes contra cinco dos cariocas. Mesmo assim, com 16 a 16, os times foram empatados em 37 a 37 para o vestiário.

O R10 Score Vasco da Gama voltou melhor nos minutos iniciais do terceiro quarto, passando à frente pela primeira vez na partida. No entanto, o CAIXA/Brasília, com o inspirado ala Daniel Von Haydin, não deixando desgarrar. Anotou dez pontos e terminou o quarto com um duplo-duplo com 13 pontos e 11 rebotes. Contudo, o ala Humberto, do time Cruzmaltino, em parceria com Jamaal e Marquinhos, aceleraram o ritmo no final do período, vencendo por 22 a 17 e partindo para o quarto decisivo com 59 a 54.

10 a 1 foi a corrida inicial do CAIXA/Brasília para virar novamente o marcador no começo do período decisivo, com o armador Lucas Santana e o ala Pedro Mendonça, como os únicos pontuadores da equipe. A indefinição no placar seguiu avançando com o tempo no relógio. Faltando 46 segundos, o Gigante da Colina estava perdendo por 76 a 75, Jamaal bateu para dentro puxando a marcação de dois, deu uma assistência para Eddy, que estava zerado nas outras tentativas, acertou a bola de três para virar. No fim, o Cruzmaltino sustentou os dois pontos de vantagem com uma dose de sorte.

Humberto, um dos destaques do Gigante da Colina, terminou como o terceiro maior pontuador do time, com 13 pontos. O ala definiu o triunfo em uma palavra: “Resiliência. a equipe brigou até o final. Não fizemos o nosso melhor jogo. Acabamos perdendo uma peça importante durante a partida que era o Eugeniusz. É um torneio preparatório, mas queremos competir, queremos melhorar como equipe. O Brasília é uma equipe totalmente diferente do que apresentou no NBB CAIXA passado. Esse ano o NBB vai ter um equilíbrio muito grande, esse jogo mostrou isso. A nossa equipe foi resiliente, brigou até o final, não existiu um momento nenhum, mesmo oscilando muito durante o jogo. Tivemos cabeça fria para, nos momentos decisivos, escolher as melhores opções. Tivemos frieza para converter as bolas e conseguimos essa vitória importante. Agora é encarar o Minas”.

Enquanto, no CAIXA/Brasília, o atleta das Bahamas, David Nesbitt, terminou com 24 pontos, cestinha da partida. “Foi um jogo bem firme, o Vasco tem um time bem forte, tem Marquinhos e Jamaal, tem grandes jogadores lá. Foi um grande jogo porque nosso time é muito forte também, foram alguns detalhes que faltaram para nós. Precisa de mais gente para as trocas no time, mas acho bom jogo para nós, podemos aprender mais para a temporada. Ainda faltou o Guilherme Santos, Gemadinha e Brasil Siqueira, que ficaram de fora e que vão melhorar ainda mais nosso time”, lamentou o ala/pivô.

Fonte: LNB

Mais Recentes