Basquete: Eddy alcança marca de 500 jogos pelo NBB
Ao entrar em quadra contra o KTO Minas no primeiro turno do NBB CAIXA 2024/25 nesta segunda-feira (09/12), Eddy, do R10 Score Vasco da Gama, tornou-se 0 13º atleta a atingir a marca de 500 partidas na história da competição. O ala garante que está no auge da forma física, com mais maturidade para superar adversidades da carreira e pretende ter, pelo menos, mais 200 jogos antes de pensar em aposentadoria. As cordas do cavaco ainda estarão afinadas por muito tempo para as comemorações de Eddy.
“É um mix de sentimentos. Um garoto sonhador, que sofreu, vindo lá de Vitória (ES), que ninguém acreditava e ainda muito mais especial esse momento ocorrer aqui no R10 Score Vasco da Gama, é um clube que eu sonhei jogar quando mais novo, que eu via os campeonatos da Liga Nacional que passava na Band. Viver esse momento hoje, com a camisa do Cruzmaltino e desfrutando esse momento com meus companheiros, está sendo muito maravilhoso, passa um filme na cabeça de todas as renúncias, de todo esforço e de todas as coisas que passamos para poder estar em momentos como esse, mas é agradecer a Deus. Muito grato e espero chegar mais alto, quem sabe completar 600, 700 jogos, se for possível, mas está sendo muito gratificante viver momentos como esses, faz me lembrar que tudo que foi, valeu a pena, e faz querer mais”, comemorou Eddy.
Logo no início do confronto contra o KTO Minas, Eddy, coletou rebote e anotou os dois primeiros pontos da partida, para já deixar sua marca no jogo histórico de sua carreira.
Do Clube de Regatas Saldanha da Gama lá na primeira temporada do NBB CAIXA (2008/09) até o R10 Score Vasco da Gama em 2024/25, são 17 temporadas do maior campeonato de basquete nacional. E nesse caminho, passando por dez clubes e estando em todas as temporadas, Eddy do Cavaco tem mais uma vez seu nome registrado nos grandes números alcançados individualmente por um atleta. Recentemente, na vitória do Cruzmaltino sobre o Caxias do Sul Basquete, jogando diante de seu torcedor, Eddy foi o 17º a superar a marca dos 5000 pontos.
Agora, novamente na frente do torcedor vascaíno, Eddy entra para o seleto clube de atletas que tiveram 500 jogos no NBB CAIXA, vestindo justamente uma camisa da qual admirava em seu começo de carreira e sabe na ponta da língua alguns dos ídolos de outras épocas gloriosas do Gigante da Colina. “Jogar no R10 Score Vasco da Gama foi uma coisa que eu sempre quis, que eu almejei lá atrás, há 20 anos, quando eu começava a minha carreira, que eu via Sandoval, via Charles Bird, via Rogério, via Helinho, via Demétrius, dentre outros, e hoje estar jogando nesse time, está sendo um momento incrível, passa um filme de muita coisa na cabeça. Às vezes, alguns amigos meus de quando vínhamos jogar o Campeonato Carioca e ficávamos deslumbrados me mandam mensagem. Chegávamos no ginásio do Vasco e hoje estou jogando aqui”.
Eddy está aproveitando ao máximo o fato de jogar ao lado da lenda do NBB CAIXA, Marquinhos, e vai ser assim até o momento da despedida de seu ídolo ao final da temporada 2024/25. Para Eddy, essa questão de ser reconhecido como Marquinhos e servir de espelho é uma de suas conquistas mais valiosas. “Poder ver minha família, amigos e crianças falando que se inspiram em mim, que me veem jogando e querem ser igual a mim um dia, assim como eu já tive meus ídolos, tenho ainda, é muito significativo. Jogo com um deles, que é o Marquinhos, que tem sido muito especial, ter essa troca com ele, me passa muitos toques e que, ver ele de perto, me faz evoluir a cada dia.”
Os números da temporada 2024/25 podem não ser os mais altos da carreira de Eddy, mas mostram que o ala tem sido uma peça vital na boa campanha do R10 Score Vasco da Gama na busca por uma vaga na Copa Super 8. É o quarto maior cestinha do time (8,8), segundo em rebotes (4,8) e quinto em eficiência (9,4). O passar dos anos e chegar a uma equipe tão competitiva fez bem para o ala superar percalços que fazem parte da profissão de atleta de basquete. “É o momento mais especial da minha carreira, agora um pouco mais experiente, sabendo lidar melhor com todas as coisas, com pressão, com essa saudade de ficar longe de casa, longe da família, longe dos amigos, é um momento muito legal que estou vivendo. É um dos momentos mais especiais da minha carreira, se não o mais especial, estou em um grupo forte, legal, unido, um grupo que sabe o que quer e estou desfrutando ao máximo. Sei que estou mais para o final da carreira, mas acredito que tenho muita lenha para queimar ainda e vou aproveitar bastante esses momentos. Entrar para esse grupo de 13 atletas com 500 jogos no NBB CAIXA não é para qualquer um e espero dar muitas alegrias ainda aqui para a torcida do R10 Score Vasco da Gama e espero que cheguemos bastante longe porque o nosso grupo é muito bom. Estou super feliz e, com certeza, é o momento do meu auge mental e fisicamente.”
Eddy falou da saudade da família e amigos, mas a dona Eliete de Souza Biluca, a mãe, trata de dar o recado para afagar o sentimento. “Com o coração cheio de orgulho de ver o grande esforço dele pra chegar até aqui, ele participou de todos NBB CAIXA e eu sempre na torcida por ele, pois faz o que ama. Nessa trajetória foi muito tempo fora de casa, da família, dos filhos, a saudade é muito grande, dos amigos, do samba que ele gosta muito, da escola de samba na qual sempre saiu, na bateria da escola Novo Império.” Dona Eliete aparece constantemente nas postagens de Eddy, mostrando o quanto o ala tem de apreço com a mãe.
Nessa longa trajetória de NBB CAIXA, que passou por Saldanha, Bauru Basket, Vitória, Paulistano, Espírito Santo Basquete, Macaé, Caxias do Sul Basquete, Farma Conde/ São José Basketball e Fortaleza Basquete Cearense/CFO antes de ir para o R10 Score Vasco da Gama, Eddy tem como seu momento mais marcante o retorno ao Paulistano para quatro temporadas, onde foi seu ápice no NBB CAIXA em termos de conquistas, com a final da temporada 2016/17 e o título da temporada 2017/18. Mas o ala assegura que cada lugar por onde passou teve seu brilho e um lugar especial em seu coração. “Jogar nas finais e também o primeiro jogo foram muito marcantes. Agora também, eu acho que estou vivendo momentos marcantes nessa temporada. Estar jogando com um dos meus ídolos, que é o Marquinhos, estar jogando com amigos próximos, Diego, Gustavo, Humberto, que me ajudou bastante nessa temporada. Cada equipe que eu joguei teve um momento marcante. Todas, Fortaleza, Paulistano, Macaé, Bauru, o próprio Vitória, o próprio Saldanha, onde tudo começou. E aqui no R10 Score Vasco da Gama também, lá em Araraquara que eu tive oportunidade de jogar um pouco, em São José dos Campos, em cada equipe teve momentos especiais, momentos marcantes, mas os títulos e as amizades que deixamos é aquilo que mais marca”.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Fonte: Site da LNB
-
0 Gimnasia impõe condição para negociar Rodrigo Castillo -
0 Rival: Santos faz proposta por Danilo; jogador segue priorizando a Europa -
-
0 Copinha 2025: Phillipe Gabriel faz forte desabafo após episódios recentes -
0 Pedrosa revela detalhes sobre contrato de Lemos: 'Bem acertado pelo Vasco' TOP -
1 Copinha 2025: Zuccarello foi decisivo contra o Ceará -
0 Chegada de zagueiro anima torcida: ‘Que possa dar muito certo no Vascão’ -
0 Copinha 2025: Zuccarello comenta oportunidade de vestir a camisa do Vasco -
0 Copinha 2025: Como foi Vasco 3 x 2 Ceará -
0 Atlético-MG se despede de Mauricio Lemos -
0 Felipe Barros analisa Rodrigo Castillo, especulado no Vasco TOP