As características de Johan Rojas, possível 1º reforço vascaíno para 2026

Johan Rojas está próximo de ser a primeira contratação do Vasco para 2026. A diretoria avançou nas negociações com o Monterrey, do México, e trata o colombiano como uma das prioridades no planejamento para a montagem do elenco visando a próxima temporada.

Nos últimos dias, o jogador mostra empolgação e dá pistas nas redes sociais sobre a provável chegada ao clube carioca, com "emojis" ligados ao Vasco e músicas brasileiras. Mas quem é Johan Rojas?

Destro, o meia de 23 anos atua predominantemente pelo lado esquerdo do campo e tem características de jogo mais associativo. Não chega a ser um velocista, mas gosta de trabalhar com passes mais curtos e se movimenta bastante também pela faixa central do campo.

A comissão técnica tem boas avaliações sobre Rojas e enxerga o colombiano com atributos similares a Nuno Moreira. O português careceu de um substituto à altura e com as mesmas características no elenco, principalmente na reta final do ano, quando já dava indícios de um esgotamento físico com a sequência praticamente ininterrupta de jogos como titular.

Nascido em Medellín, Rojas iniciou sua carreira profissional, em 2022, no La Equidad, da Colômbia. A partir do ano seguinte, o meia ganhou mais espaço no time titular e virou um dos principais pilares da equipe. Por lá, foram três temporadas, com 69 jogos, com sete gols e dez assistências.

As boas atuações chamaram a atenção do Monterrey, do México. Johan chegou ao clube em junho de 2024, mas sua primeira passagem durou apenas um semestre. Foram 20 partidas e três gols marcados até ser a diretoria precisar cedê-lo por empréstimo para liberar uma vaga de estrangeiros no elenco - a ideia era buscar um novo zagueiro no mercado, após a grave lesão no joelho sofrida por Carlos Salcedo. O contratado foi simplesmente Sergio Ramos, astro espanhol.

Dessa maneira, o jogador acertou sua ida por empréstimo para o Necaxa, também do México, em busca de aprimorar sua adaptação ao futebol do país. Em seu novo clube, firmou-se entre os titulares do treinador argentino Nicolás Larcamón (ex-Cruzeiro), com 13 jogos disputados, mas seu período emprestado foi interrompido com apenas três meses devido à participação do Monterrey na Copa do Mundo de Clubes.

A pedido de Domènec Torrent, que estrearia no comando técnico do Monterrey justamente na competição intercontinental, a diretoria buscou o retorno de Rojas durante o período do torneio. Na Copa de Clubes, o meia saiu do banco de reservas nas partidas do Monterrey contra Inter de Milão e River Plate, mas sem participações em gols.

Apesar de ter deixado o clube por causa de Sergio Ramos, o jogador exaltou a chance de estar com o astro espanhol durante o período da Copa do Mundo de Clubes:

- Obrigado a vida e ao futebol por estar com uma pessoa tão grande como é Sergio Ramos. Muito obrigado e muitos êxitos em tudo que venha pela frente - disse Rojas em suas redes sociais.

O clube mexicano foi eliminado nas oitavas de final para o Borussia Dortmund, e Rojas, por fim, voltou ao Necaxa para cumprir os seis meses restantes de seu contrato de empréstimo. Por lá, foram 30 partidas ao todo, com dois gols e duas assistências.

O período de troca de clubes é visto como um dos motivos que dificultaram a adaptação do colombiano ao México. Por esse motivo, o estafe enxerga uma saída do país, neste momento, como algo positivo.

A contratação de Johan Rojas é uma das prioridades do Vasco para 2026. É um jogador que Admar Lopes aprova e aposta como um atleta de potencial. Entende-se que ele pode dar a volta por cima no Brasil.

O jogador está sendo disputado por outras equipes da Colômbia, como o Atlético Nacional, mas o Vasco tem otimismo nas conversas. Ele deve ser o primeiro reforço vascaíno para 2026.

O Vasco aposta no modelo de contratações que deu certo com Gómez e Cuesta. Rojas viu que os dois colombianos haviam perdido espaço na seleção, mas que voltaram à lista de convocações após virem para o clube de São Januário. O meia vê uma transferência para o Brasil como uma chance de ter mais vitrine para as listas de Néstor Lorenzo.

Foto: Club Necaxa
Johan Rojas

Fonte: ge

Mais Recentes