Análise: Vitória sobre o Cruzeiro confirma melhor momento do Vasco
Os gols de Rayan e Paulo Henrique permitiram ao time chegar aos 30 pontos, abrir oito de distância da zona de rebaixamento e dormir na 10ª posição. A metade de cima da tabela é a principal consequência de um coletivo que vem ganhando uma cara mais uniforme nesta reta final de ano e consegue competir olho no olho com as principais forças do campeonato.
Na próxima quarta-feira, o cruz-maltino tem mais uma pedreira, com a visita ao Palmeiras, mas está invicto há sete jogos na temporada e tem fatores suficientemente animadores.
A vitória contra o Cruzeiro teve vários destaques, principalmente os laterais Paulo Henrique, melhor jogador em campo, e Pumita, mais uma vez improvisado na esquerda.
Também funcionou o novo miolo de zaga formado por Cuesta e Robert Renan, além do meio-campo composto por Hugo Moura, Cauan Barros e Philippe Coutinho. O camisa 10, aliás, segue elevando o nível da equipe junto com seu melhor momento com a camisa do Vasco, marcado pela constante apresentação para as jogadas de ataque e pela facilidade em movimentar a bola.
A inversão de jogadas também tem sido um ponto de destaque para Pumita. Enquanto Lucas Piton segue no departamento médico, o uruguaio foi improvisado mais uma vez e não deixou a desejar. No ataque, iniciou o lance do primeiro gol ao lançar Paulo Henrique na ponta direita. O lateral cruzou e Rayan cabeceou no canto de Cássio.
O Cruzeiro, precisando da vitória para ultrapassar o Flamengo e assumir provisoriamente a liderança, chegou a ter mais posse de bola no primeiro tempo. Mesmo com alguns desfalques, ensaiou ameaçar em bolas paradas e algumas jogadas pelo lado esquerdo, mas viu todas as últimas bolas serem tiradas na hora certa pelos zagueiros cruz-maltinos. Grande parte das finalizações passou por cima do gol de Léo Jardim.
No segundo tempo, um Vasco já bastante sólido subiu de produção e instaurou um enfrentamento com perfil de lá e cá. Em seu melhor jogo em casa neste Brasileiro, criou chances até para golear. Quem fechou o placar foi PH, que esteve recentemente na pré-lista de Carlo Ancelotti e coroou sua atuação sob os olhares de Rodrigo Caetano, coordenador executivo da seleção brasileira, em São Januário. Ao receber lançamento de Robert Renan, forçou erro de Matheus Henrique e não perdoou de frente para Cássio.
— Desde que cheguei no Vasco, o clube, o estafe, as comissões, o Pedrinho, me deram muita confiança. Desde então, venho em uma crescente. Creio que seja meu melhor momento — disse Paulo Henrique.
Coutinho, Rayan, Pumita e Paulo Henrique foram alguns dos nomes que ainda tiveram chances de marcar, mas nada que abalasse o êxtase dos mais de 20 mil presentes na Colina Histórica.
Para o torcedor mais pessimista que temia a sequência de enfrentamentos contra equipes do G6 no Campeonato Brasileiro, o Vasco está respondendo com seu melhor momento na temporada. Ontem, a equipe comandada por Fernando Diniz teve uma atuação absoluta na vitória por 2 a 0 sobre o Cruzeiro, deixando São Januário em êxtase e dando sequência à boa fase, que vinha de triunfo sobre o Bahia e empate com o Flamengo.
Fonte: Agência O Globo
-
0 Notícias sobre o Vasco: 04 de dezembro de 2025 -
0 Futsal Base: Vasco enfrenta o Frankana Superliga-CE nesta sexta-feira (05) -
-
0 Atenção Vascaínos fala sobre time que deve enfrentar o Atlético-MG; vídeo -
0 Beach Soccer Feminino: Vasco goleia o Las Costeñas-CRI por 6 a 1 -
0 Crefisa comprará SAF do Vasco se Leila deixar comando do Palmeiras, diz Neto TOP -
0 Judô: Victor Silva campeão na Seletiva Nacional da Seleção Brasileira Júnior -
3 Empresário de Leandrinho quer que jogador vá para outro clube TOP -
0 Rodrigo Silvério: Nike já finalizou o projeto da linha casual do Vasco 💢 TOP -
0 Filho de Vegetti comemora aniversário com a temática do Vasco TOP -
0 Futsal Sub-12: Vasco é superado pelo Fluminense