Análise: 'Foram dois jogos diferentes da mesma partida'
Foram dois jogos diferentes dentro da mesma partida. Na vitória do Vasco por 2 a 0 no Mangueirão, em Belém, pela ida da quinta fase da Copa do Brasil, a equipe fez um primeiro tempo ruim, mas cresceu de produção após o intervalo com uma mudança simples que em dois lances fez toda a diferença: o posicionamento de Rojas.
Renato Gaúcho promoveu apenas duas mudanças no time titular: Spinelli e Puma entraram nas vagas de David e Paulo Henrique. O Vasco ganhou mais presença de área com o atacante argentino, mas a bola chegou muito pouco no primeiro tempo. Até os 15 minutos, o time avançou ao ataque com Puma, mas só. Os 30 minutos finais foram de um Paysandu melhor na partida e que assustou em algumas oportunidades.
Rojas volta à posição ideal
O Vasco tinha o mesmo problema de jogos anteriores. A escalação com Rojas pela direita e Tchê Tchê no meio não tem dado certo. O time ficou exposto defensivamente por aquele setor e também pouco criativo. A equipe não conseguia envolver o Paysandu na saída de bola e tinha dificuldades para progredir. Em vários momentos, Renato demonstrou irritação por isso.
Após o intervalo, uma mudança simples de Renato fez o Vasco melhorar e decidir em poucos minutos. Rojas saiu da direita e começou a circular pelo meio e pela esquerda, onde é mais decisivo. Não demorou muito para mostrar o resultado: o colombiano foi muito inteligente ao cobrar o lateral rápido e encontrar Gómez sozinho para cruzar para Spinelli. Depois, cruzou na medida para o argentino marcar o segundo gol.
Prova de fogo para Spinelli
A partida era muito importante para o Vasco voltar para o Rio com um bom resultado, mas para Spinelli era quase uma prova de fogo. O atacante foi contratado justamente para ser essa opção em jogos de Copa em que é necessário um atacante mais brigador na área. E ele mostrou a que veio contra o Paysandu. Desde o primeiro tempo, já era o melhor em campo, com muita disposição na frente.
Com o 2 a 0 no placar, o Vasco deu um banho de água fria no Paysandu, que havia animado o Mangueirão pelo bom primeiro tempo do time da casa. A equipe passou a mandar no jogo e poderia ter saído com uma vitória ainda maior, não fosse a anulação do gol de Nuno Moreira, em bela jogada de Brenner. Ramon Abatti Abel viu falta após chamada do VAR.
O Vasco volta para o Rio com uma vitória importante. A vantagem abre margem até para poupar alguns titulares na volta e dar oportunidade a quem ainda precisa de mais chances, como Nuno, Brenner, Adson, Marino e outros jogadores.
Apesar da vitória, a cada jogo está mais claro que o Vasco precisa encontrar outra forma de atuar. A opção de usar Tchê Tchê pela direita não tem dado certo. O time pode voltar aos três volantes com um ponta mais agudo ou abandonar o esquema e mudar para um 4-2-3-1, o que daria a Rojas liberdade na frente de Barros e Mendes.
Mas isso é assunto para Renato cuidar até a partida contra o Corinthians. Até lá, a torcida pode comemorar o bom resultado no Pará. No fim desta terça-feira, o Mangueirão foi palco para a festa dos torcedores vascaínos de Belém e do Norte do Brasil, que apoiaram o time desde a tarde de segunda-feira até o apito final.
Fonte: ge
-
0 Notícias sobre o Vasco: 07 de junho de 2026 -
0 Andrés Gómez entra no 2° tempo, e Colômbia vence a Jordânia em amistoso -
0 Prioridade do Vasco é achar jogadores versáteis que possam suprir lacunas ⚠️ TOP -
0 CEO da Sportingbet, próximo do Vasco, fala como chegou ao Palmeiras TOP -
0 Sub-17: Vasco comemora atuação de Rodrigo Jr pela seleção -
0 Adaptado? Colombiano Rojas assiste jogo com a camisa do Brasil; foto TOP -
0 O desempenho do Vasco como mandante e visitante até a rodada 18 🤔 -
0 Judô: Vascaínas conquistam medalhas no Sul-Americano; foto 🥋 -
0 Curiosidade sobre Rayan e Andrés Gómez em suas seleções -
0 Andrés Gómez inicia o amistoso contra Jordânia no banco; escalação