A relação da família Lamacchia no futebol

Vasco e Palmeiras se enfrentam neste domingo, às 16h (de Brasília), no Nubank Parque, em um duelo que coloca frente a frente dois clubes que, nos últimos anos, tiveram relações diferentes com a família Lamacchia. Enquanto José Roberto Lamacchia construiu uma história de quase uma década de parceria com o Palmeiras por meio da Crefisa, seu filho, Marcos Faria Lamacchia, negocia atualmente a compra da SAF do Vasco.

Marcos é o empresário interessado em assumir o futebol vascaíno. Filho de José Roberto Lamacchia com Junia Faria, uma das herdeiras do Banco Alfa, ele tem carreira independente no mercado de investimentos. A negociação com o Vasco tomou forma a partir do fim do ano passado, depois de uma tentativa anterior de seu pai de comprar a SAF do clube.

José Roberto já havia tentado adquirir a SAF do Vasco no início de 2024. Na ocasião, as conversas se arrastaram, mas não houve acordo com a 777 Partners. O empresário, porém, manteve uma relação próxima com Pedrinho, presidente do Vasco. A negociação voltou a ganhar força posteriormente, desta vez com Marcos à frente.

A relação com o Vasco

A amizade entre Pedrinho e José Roberto Lamacchia é antiga. Hoje, porém, quem conduz as tratativas pela compra da SAF é Marcos. José Roberto atua como avalista da operação.

Leila Pereira, presidente do Palmeiras e esposa de José Roberto, faz questão de se mostrar alheia à operação, inclusive com declarações públicas. Em entrevista ao ge, o empresário afirmou que ela poderia eventualmente ajudar o Vasco no futuro, mas somente depois de deixar a presidência do Palmeiras.

— Ela pode ajudar o Vasco. Pode ser que sim, pode ser que não, são coisas para o futuro. Mas tudo isso, claro, depois que ela terminar o mandato no Palmeiras, aí já não vai ter mais nenhum vínculo com o Palmeiras. Ela não pode participar disso porque está envolvida 200% no Palmeiras.

A dirigente afirmou, em entrevista ao POD_i, podcast de Andréia Sadi, não se envolver com esse assunto.

— Eu não tenho nada com isso. O meu enteado está negociando com o Vasco, sim. Meu enteado tem a vida completamente independente do pai dele. Ele não trabalha conosco. É totalmente independente. É uma pessoa correta. Eu não inspiro só mulheres, eu também inspiro homens.

— Qualquer clube que tiver meu enteado como dono, será um grande negócio. É uma pessoa brasileira, com patrimônio no Brasil e com capacidade de erguer qualquer clube. Acho um grande negócio. Ele está em tratativas ainda, eu não me envolvo — disse.

A entrada da Crefisa no Palmeiras

A história da família Lamacchia no futebol brasileiro ganhou força a partir de 2015, quando Palmeiras e Crefisa oficializaram uma parceria. O acordo foi anunciado em 22 de janeiro daquele ano e aconteceu em um período de reconstrução financeira e administrativa do clube.

O projeto conduzido por Paulo Nobre ajudou o Palmeiras a se reorganizar, enquanto a parceria com a Crefisa proporcionou ao clube maior tranquilidade para atravessar aquele processo. Posteriormente, outras empresas ligadas ao mesmo grupo empresarial também passaram a ter relação com o Verdão, como a Faculdade das Américas (FAM).

A presença de Leila Pereira no Palmeiras cresceu nesse período. Dona da Crefisa ao lado do marido, José Roberto Lamacchia, ela se tornou conselheira do clube em 2017, depois de um processo inicialmente vetado por Paulo Nobre e posteriormente sancionado por Maurício Galiotte.

Os títulos começaram já no primeiro ano da parceria. Em 2015, sob o comando de Marcelo Oliveira, o Palmeiras conquistou a Copa do Brasil, encerrando um jejum de 22 anos sem títulos nacionais. No ano seguinte, com Cuca como treinador, o clube voltou a conquistar o Campeonato Brasileiro.

Naquele time, Gabriel Jesus, então com 18 anos, foi um dos destaques da campanha do título brasileiro. A base do Palmeiras também voltou a produzir jogadores importantes naquele período.

A relação entre Crefisa e Palmeiras foi se aprofundando, e os investimentos cresceram. Em 2018, o Verdão voltou a conquistar o Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, o clube e a empresa firmaram um novo acordo, durante a gestão de Maurício Galiotte.

O contrato poderia superar R$ 400 milhões, dependendo das metas e propriedades previstas. Na época, o Palmeiras destacou que a parceria havia começado em um momento de forte crise financeira e que os investimentos contribuíram para a reconstrução da instituição.

A era de Abel Ferreira

O ano inaugural do novo acordo não terminou com títulos, mas o Palmeiras tomou, na temporada seguinte, uma das decisões mais importantes de sua história recente: a contratação de Abel Ferreira.

Com o português, o clube entrou em um período de domínio no futebol sul-americano. Em 2020, o Palmeiras conquistou o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil e a Libertadores. No ano seguinte, voltou a ganhar a Libertadores, desta vez derrotando o Flamengo na decisão.

Foi o auge da parceria entre Palmeiras e Crefisa e também o momento que consolidou Leila Pereira como uma das principais figuras dos bastidores do clube.

Em dezembro de 2021, Leila foi eleita presidente do Palmeiras e se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo na história do clube.

A relação entre a família Lamacchia e o Palmeiras também passou a ser comparada com a era Parmalat, parceria que marcou o clube na década de 1990. Naquela época, a multinacional de laticínios participou da gestão do departamento de futebol do Verdão, em um modelo de cogestão que resultou em 11 títulos em oito anos, incluindo a Libertadores de 1999.

A parceria com a Crefisa também gerou discussões sobre conflitos de interesse, já que Leila Pereira passou a ocupar a presidência do Palmeiras enquanto comandava, ao lado do marido, empresas que mantinham uma relação comercial histórica com o clube. Ela sempre defendeu a legitimidade da parceria e de sua atuação no clube.

Os últimos títulos da parceria

Já com Leila na presidência, o Palmeiras conquistou o Campeonato Brasileiro em 2022 e 2023, além da Supercopa do Brasil de 2023 e da Recopa Sul-Americana de 2022.

No futebol feminino, o clube também ampliou seu domínio. No primeiro ano de Leila como presidente, o Palmeiras conquistou a Libertadores feminina.

A parceria entre Crefisa e Palmeiras foi encerrada em 2024, depois de quase dez anos. Posteriormente, o próprio clube passou a classificar o período como a "Era Crefisa e FAM".

O último dos 14 títulos conquistados pelo futebol masculino durante a parceria foi o Campeonato Paulista de 2024.

Foram eles:

Depois da saída da Crefisa, mas ainda com Leila Pereira na presidência, o Palmeiras iniciou uma nova fase comercial. O clube anunciou a Sportingbet como patrocinadora master das equipes masculina e feminina, em contrato válido até dezembro de 2027 e com cerca de R$ 100 milhões fixos por ano.

Agora, enquanto o Palmeiras segue sua trajetória sem a Crefisa como patrocinadora, a família Lamacchia pode iniciar uma nova história no futebol brasileiro. Desta vez, no Vasco, com Marcos Faria Lamacchia à frente da negociação pela SAF.

Fonte: ge

Mais Recentes