Torcida

Amigos de Carnaval e rivais no Maracanã neste sábado

No Brasil, samba e futebol sempre andaram lado a lado. Mas, para Mário de Freitas e Cláudio Pinheiro, conciliar as duas paixões nacionais será algo impossível na tarde deste sábado de Carnaval.

Vascaíno e tricolor, respectivamente, eles também são o maestro e o presidente da Banda de Ipanema, tradicional bloco carnavalesco do Rio, que vai desfilar justamente na hora da semifinal da Taça Guanabara entre o Vasco e o Fluminense.

Concentrada na Praça General Osório a partir das 16h(horário de Brasília), a Banda de Ipanema começará o percurso às 17h e agitará os foliões até as 21h30. A previsão é a de que mais de 60 mil pessoas compareçam ao desfile.

Além da grande festa no primeiro dia oficial do Carnaval, fica a certeza de que não vão faltar brincadeiras após o apito final do árbitro.

Fã de Carlos Alberto, Philippe Coutinho e Dodô, Mário de Freitas já preparou os nervos para o clássico. Ele, porém, não perde a chance de implicar com Cláudio Pinheiro.

Para o maestro, o Gigante da Colina vence o adversário tranquilamente e já está na final da Taça Guanabara.

– É complicado ter de escolher entre o Vasco e o bloco. Mas o dever nos chama. Temos de estar com a Banda de Ipanema, que é o nosso compromisso. Para diminuir o nervosismo, vou ouvir a partida pelo radinho de pilha. Mas tenho certeza de que poderei ir ao Maracanã na próxima semana para a decisão da Taça Guanabara – provocou.

Presidente da Banda de Ipanema, Cláudio respondeu à altura. Segundo ele, que apostou em Conca e Diguinho como os nomes da decisão, nada como um chopinho gelado para curar a ressaca do amigo.

– Mário não pode ficar nervoso, pois vamos estar trabalhando durante o clássico e a bateria não pode sair do compasso. A derrota do Vasco eu sei que ele vai superar. O mais importante são a felicidade durante o desfile e a alegria dos foliões. Para animar o nosso maestro, vou pagar um chopinho para brindar a classificação do Fluminense – prometeu.

Confira um Bate-Bola com os foliões

Mário de Freitas, torcedor do Vasco:

LANCENET! Qual hino vai ser mais tocado?

A cada gol que o Dodô fizer, já avisei que vou tocar o hino do Vasco. Ele é o presidente, mas quem manda na Banda sou eu.

LANCENET! Qual é o seu palpite para o placar do clássico?

Dodô e Carlos Alberto vão acabar com a partida. Tenho certeza de que enfiaremos o pé no Tricolor. Tenho pena, será 2 a 1 Vasco.

LANCENET! O Pinheiro disse que Fred vai marcar dois gols. Você concorda?

Fred? Para mim, Fred é nome de personagem de desenho animado. Philippe Coutinho vai comandar um Carnaval no clássico.

LANCENET! Como maestro, você já teve problemas com os torcedores dos outros times?

Tem muita gozação entre os ritmistas. Demiti muitos rubro-negros e tricolores da Banda. Mas o presidente sempre manda eles voltarem depois (risos).

LANCENET! É muito ruim perder uma partida decisiva como a deste sábado?

Já estou acostumado. Vou mandar gravar o jogo para assistí-lo depois. O Carnaval é apenas uma vez por ano, é a nossa obrigação.

Cláudio Pinheiro, torcedor do Fluminense:

LANCENET! Freitas disse que vai tocar o hino do Vasco. Você vai deixar?

Vascaíno só não fala besteira quando malha o Flamengo. Até o Rafael vai fazer gol no Vasco, pois o time está voando em campo.

LANCENET! E o seu palpite para o clássico?

O Freitas está tão pouco confiante que deu até um gol para o Fluminense.Eu não. Na minha opinião, vai ser 4 a 0 para o Flu, verdadeiro massacre no Maracanã.

LANCENET! Quem marcará os gols?

Dois do Fred, um do Maicon, se ele jogar, e um do Diguinho.

LANCENET! Como você interpreta essa ligação que existe entre as festas do futebol e do Carnaval?

No Brasil, existe uma ligação entre a música popular e o futebol. A identificação das escolas e blocos carnavalescos com os clubes é muito grande. Acho que é porque mexe com o sentimento.

LANCENET! Você sabe quantos foliões acompanham a banda?

Não ligamos para isso. Nosso desfile á para o povo carioca. Queremos ver alegria. Veja que nós conseguimos unir flamenguistas, tricolores, vascaínos e botafoguenses.

Fonte: Lancenet!