Futebol

América tem dois ex-vascaínos no elenco

No entra e sai do ano, a expectativa das equipes de menor investimento é sempre a mesma: dar trabalho aos grandes e beliscar uma Taça Guanabara ou Taça Rio para, quem sabe, faturar o título estadual. Ambição maior está depositada no América, que está de volta à elite do futebol do Rio de Janeiro, e conta com dois tetracampeões mundiais de respeito: Bebeto e Romário.

O Baixinho vem ajudando o América exercendo a função de dirigente. Romário tentou contratar Joel Santana e Renato Gaúcho para treinador. Porém, o destino quis que Bebeto, seu companheiro de ataque na Copa do Estados Unidos, assumisse o cargo.

“É uma honra trabalhar no América e com um elenco de qualidade nas mãos. Não vou esconder que o objetivo é sim surpreender os quatro grandes e vamos trabalhar duro para isso. Vamos incomodar”, ressaltou Bebeto.

A base vencedora da Série B do Rio de Janeiro foi mantida. Além disso, o América conta com jogadores mais conhecidos, como o goleiro Roberto e o volante Osmar, ex-jogadores do Vasco. O atacante Daniel Morais também é um dos destaques.

Na carona do América está o Bangu, equipe tradicional no futebol do Rio de Janeiro e que deposita as suas fichas em uma defesa forte, liderada pelo experiente volante Marcão, ex-Fluminense. A equipe comandada por Marcelo Buarque tem também, jogadores como o volante Douglas Silva, ex-Flamengo, e o meia Tiano.

Última equipe a dar trabalho aos grandes clubes, o Resende, vice-campeão da Taça Guanabara em 2009, projeta repetir a campanha obtida no ano passado.

“Temos uma equipe com base forte e tivemos tempo para nos preparar da forma adequada (quase dois meses). O objetivo é repetir a campanha e, se puder, melhorar”, disse o treinador Renato Alvarenga, que deposita suas fichas no aproveitamento do atacante Alexandro, ex-Botafogo, e que foi artilheiro da Série B pelo América.

Equipe sempre forte, o Madureira aposta em dois veteranos: o meia Alex Oliveira, ex-Vasco, e o “nômade” atacante Marcelo Ramos. Eles são os principais nomes do Tricolor suburbano, que será comandado por Antônio Carlos Roy.

Além de América, Bangu, Madureira e Resende, outros times “pequenos” prometem complicar a vida dos grandes, como o Tigres do Brasil, Friburguense, Volta Redonda, que em 2009 quase foi rebaixado para a Série B, Boavista, Duque de Caxias (único time do Rio na Série B do Brasileiro), Macaé, que vai disputar a Série C do Brasileiro em 2010, Americano e Olaria, que assim como o América, disputou a Segundona ano passado.

Fonte: UOL Esporte