Futebol

Amarildo e Cláudio Adão apontam necessidade de reforços no elenco

Faltam sete partidas para o término na Série A do Campeonato Brasileiro. Na Série B, seis é o número de jogos pendentes. Fato é que em ambos os casos o momento é de reta final e muita expectativa para os clubes do Rio de Janeiro: o Vasco conta os dias para voltar à elite; o Flamengo mantém arrancada rumo ao topo da tabela; e a dupla Botafogo e Fluminense luta contra o rebaixamento. O JB ouviu ex-jogadores, além do ilustre botafoguense Stepan Nercessian, que analisaram as situações dos times cariocas nas tabelas. Por um lado, a subida do Vasco para a Série A é unânime. Por outro, o rebaixamento do Fluminense é uma questão de tempo para todos os entrevistados.

– O Fluminense está fadado a jogar a Segunda Divisão no ano que vem. Faltam poucas rodadas e o time é apenas razoável. Já treinei clubes lá embaixo e sei que é difícil passar por essa situação – conta Carlos Alberto Torres, campeão do mundo pela Seleção em 1970.

O Capitão fala com conhecimento de causa. O ex-jogador já trabalhou como treinador do Flamengo em situação dramática no Campeonato Brasileiro de 2001 e conseguiu escapar do rebaixamento. Já em 2005, no comando do Paysandu, viu seu time ser rebaixado para a Série B.

Zagallo tampouco acredita na salvação tricolor e mostra-se chateado com a situação, ainda que acredite no sucesso do Botafogo na luta contra o rebaixamento.

– Fico muito frustrado. Gostaria de ver Fluminense e Botafogo fortes no campeonato. O Botafogo tem condições de escapar. No caso do Fluminense, infelizmente, apesar da minha torcida por ele, acho que vai cair – lamenta o ícone do futebol brasileiro.

Para Amarildo, o Possesso da Copa de 1962, a fuga do Fluminense é impossível.

– No Fluminense, eu não acredito. É impossível ganhar tanto jogo – afirma o ex-jogador, antes de apostar na fuga do Botafogo e na volta do Vasco à Série A. – O problema do Botafogo é que perde muitos pontos em casa. Tem de melhorar o desempenho no Engenhão. Mas tem time pra escapar dessa situação, sim. O Vasco já está na Série A, mas com esse time pode se decepcionar ano que vem. Tem de remodelar o elenco para fazer um campeonato à altura do clube.

Para Tita, ex-jogador de Vasco e Flamengo que treinou a equipe cruzmaltina no ano passado, a pressão faz da situação tricolor uma sinuca de bico. Já o Botafogo seria o favorito para escapar na zona de rebaixamento dentre os clubes que agonizam no Brasileiro.

– O Fluminense não vai sair não. Quando o time cai nessa situação tem muita pressão. Nesse segundo turno, a equipe não fez nada. Tem muita molecada no elenco e é difícil aguentar tanta pressão. O Botafogo se livra. Ele tem elementos de qualidade individual e está à frente de seus concorrentes diretos.

O ator e torcedor do Botafogo Stepan Nercessian não preza exatamente pelo otimismo ao analisar o quadro alvinegro.

– As coisas mudaram. Antes rezava e pedia para nós vencermos o campeonato. Agora peço para o time não cair. Nem os santos estão entendendo. A equipe vai do céu ao inferno entre um tempo e outro. Não é tão simples evitar o rebaixamento – opina.

Flamengo com chance de título

Caio Ribeiro, ex-jogador de Flamengo e Botafogo, hoje comentarista de futebol, mantém a opinião de que o Fluminense será rebaixado, aposta na fuga do Botafogo e aponta o Vasco na Série A do ano que vem.

– O Fluminense, para mim, já está na Série B. São salários atrasados, o ambiente não é bom e, infelizmente, acredito que já caiu. No caso do Botafogo, não sei por que, mas, se fosse para apostar hoje, diria que não cai. Mas a parte emocional conta muito nesse trecho final e isso pode ser um fator contra. O Vasco está bem fora de campo e sobe – afirma, antes de falar sobre a qualidade do Flamengo. – Vejo o Flamengo brigando pelo título. Não só pelo Pet e pelo Adriano, mas pelo Maldonado, que é o ponto de equilíbrio do time.

No que se refere ao futuro de Flamengo na competição, as análises também são parecidas. A disputa do título é uma realidade, mas um lugar no G4 parece estar mais ao alcance do rubro-negro.

– A tabela dá condições para o Flamengo entrar no G4 e brigar por título. A diferença é mínima dele para o Palmeiras. Para o próximo jogo a ausência do Pet é que pode ser sentida. O Adriano é outro que faz diferença. Só ele é capaz de fazer certos gols. O do último jogo (contra o Botafogo) foi um desses. Outro centroavante não faria. Ele une técnica e força – elogia Zagallo.

Para Cláudio Adão, o Flamengo tem chance de alcançar o título. O jogador ainda lança conselho para o Vasco.

– A tabela está embolada lá em cima e, com isso, o Flamengo pode alcançar o título. O Botafogo tem de se cuidar, pois está tudo em aberto na parte de baixo da tabela. O Fluminense tem de rebolar pra escapar. O Vasco já está na Série A, mas com esse elenco, na primeira divisão, estaria brigando embaixo – diz.

Fonte: Jornal do Brasil