Álvaro Pacheco será o terceiro treinador português a comandar o Vasco
A chegada de Álvaro Pacheco marca o início de um novo trabalho no Vasco. O ex-Vitória de Guimarães será o terceiro treinador português a comandar o Gigante da Colina. Ele se junta a Ernesto Santos (1946) e Ricardo Sá Pinto (2020). Pacheco será também apenas o terceiro técnico estrangeiro desde 1961. Entre os anos 30 e 60, o clube foi comandado por seis técnicos de fora do Brasil. Dentre eles, medalhões como o uruguaio Ondino Vieira e o argentino Filpo Nuñez.
Depois da saída de Abel Picabéa, em 1961, o Vasco voltou a ter um não-brasileiro no comando apenas em 2020, com Ricardo Sá Pinto. Conterrâneo do novo treinador, Sá Pinto não deixou saudades em São Januário. Comandou a equipe em 15 jogos, com seis derrotas, seis empates e três vitórias. O próximo estrangeiro a liderar o Cruzmaltino foi Ramón Díaz, que chegou em 2023 e deixou o clube há pouco menos de um mês. Ramón encerrou sua passagem com 17 vitórias, 11 empates e 13 derrotas em 41 jogos.
Sem data definida para estrear, Álvaro Pacheco chegou ao Rio de Janeiro neste domingo e deve ser apresentado oficialmente nas próximas horas. O treinador irá conhecer o elenco e as instalações no início da semana, além de resolver burocracias como a obtenção de um visto de trabalho. Em sua comissão técnica, trouxe quatro profissionais de Portugal: analistas, auxiliares e preparador físico.
Na próxima partida, contra o Fortaleza, o time ainda será comandado pelo interino Rafael Paiva. Em três jogos como treinador da equipe principal, somou uma vitória, um empate e uma derrota. O atacante Adson, que havia sentido dores após o jogo contra o Vitória no domingo, 12 de maio, treinou com o grupo e deve ser relacionado. Sem lesão constatada nos exames, o jogador foi liberado. O Vasco entra em campo pelo confronto de volta da Copa do Brasil na terça-feira, às 21h30, em São Januário.
Fonte: Esporte News Mundo