Mercado

Alto salário de Otero seria um impasse na vinda do jogador para o Vasco

Com o contrato com o Corinthians chegando ao fim deste mês de junho, o meia-atacante Rómulo Otero é especulado como o próximo reforço do Vasco da Gama para a temporada. O jogador foi emprestado pelo Atlético Mineiro, que até agora não demonstrou interesses de reintegração do venezuelano no atual elenco e deve aproveitar o fim de contrato para dispensar o atleta. Sem renovação com esses dois clubes, o gigante da colina parece ser uma boa opção, tanto para Otero, que poderá ganhar a titularidade e o destaque na Série B do Campeonato Brasileiro, quanto para o cruz-maltino, que carece de um "camisa 10" desde a saída de Benítez.

Pelo Galo, Otero disputou 135 partidas e marcou 26 gols. Nesse tempo, conquistou o Campeonato Mineiro em 2017 e 2020. Foi emprestado para o Corinthians em 2020 e, apesar de ter sido contratado com status de craque, o venezuelano nunca foi unanimidade entre os torcedores do timão.

Para o Vasco, o jogador pode cair como uma luva, porque atende as preferências de Marcelo Cabo - o meia atua aberto e no meio - além de vir sem custos para o clube, que encontra limitações financeiras que não são novidades para ninguém. Otero atua na posição na qual o gigante da colina carece: a de meia ofensivo. O jogador pode mudar o ritmo da meiuca vascaína porque cria, finaliza e ameaça o adversário, características tão desejadas pelos torcedores vascaínos. Existem melhores opções no mercado, mas o atual momento do Vasco da Gama não nos permite sonhar alto e faz com que aproveitemos boas oportunidades como estas.

Desde a saída de Martin Benítez, para o São Paulo, o Vasco ainda encontra dificuldades na criatividade do meio campo. Mesmo com alguns reforços para a temporada, a maioria foram volantes, e alguns já esgotam a paciência do torcedor, que se frustra com as más atuações da equipe. Nomes como Matías Galarza e Sarrafiore estarem no banco incomodam muitos torcedores e fortalecem a insatisfação como trabalho de Cabo.

Embora o argentino Benítez não contribuísse expressivamente com números - Marquinhos Gabriel, por exemplo, mal chegou e já igualou os números de participações em gols do argentino com a metade das partidas jogadas- era uma confiança e um nome forte no meio campo cruz-maltino, onde ele criava boas jogadas e se entendia com o compatriota Germán Cano. O atual camisa 10, Morato, com uma única partida de grande destaque- claro que estamos falando do 3x1 contra o Flamengo - não dá a mesma segurança aos torcedores. Por isso, está na hora do clube buscar um jogador que, mesmo que não use a 10 nas costas, jogue como um camisa 10, buscando o jogo e dando mais intensidade ao setor ofensivo. No momento, Otero pode ser uma boa opção, assim como Tavares, promessa do Internacional que pode estar próximo a fechar com o clube vascaíno.

Um possível impasse para a contratação de Otero seria o alto salário do jogador, que recebe R$ 400 mil atuando pelo Corinthians. Para jogar na Série B, o salário do meia deve ser reduzido e readequado a realidade financeira do Vasco. O meia também está na mira de clubes da MLS, que têm a possibilidade de oferecer pagamentos mais altos. No entanto, o empresário do jogador conhece e tem boa relação com o diretor executivo cruz-maltino, Alexandre Pássaro, o que pode facilitar a vinda de Otero à São Januário.

Fonte: 90min