Futebol

Alfredo Sampaio escala e Vasco vence o Friburguense: 2 x 0

O Vasco soube superar as dificuldades extra-campo e venceu o Friburguense por 2 a 0, nesta quarta-feira, em São Januário, pela sexta rodada do Grupo B da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Estadual. Os gols do triunfo foram assinalados por Morais, de pênalti, e Calisto.

Porém, o resultado acabou ficando em segundo plano após a divulgação da notícia que Romário não é mais treinador-jogador do time. O Baixinho entregou o cargo irritado com a imposição da diretoria em escalar o atacante Alex Kardec, que está sendo pretendido pelo Paris Saint-Germain, da França.

Com o resultado, a equipe da Colina chegou aos 12 pontos e necessita de apenas um empate para se qualificar às semifinais do primeiro turno. Os cruzmaltinos pegam a Cabofriense no próximo sábado ou domingo (a Federação ainda não confirmou a data e horário), em São Januário. O Friburguense, no quinto posto, segue com sete pontos e encerra a sua participação na primeira fase contra o Resende, domingo, às 18h10 (de Brasília) em nova Friburgo.

O Vasco começou a partida pressionando a saída de bola do adversário e ditou o ritmo. Antes dos 11 minutos, Alan Kardec desperdiçou três oportunidades claras de abrir o marcador. Na última delas, acertou a trave após escorada de Jorge Luiz.

Com as chances desperdiçadas pelo camisa 19, a torcida, que compareceu de forma tímida, já pegava no pé do jovem atacante. Aos 23, foi a vez de seu companheiro de frente, Alex Teixeira perder chance após uma investida de Jorge Luiz ao ataque.

Aos 30 minutos, o Friburguense teve um jogador expulso. Everton fez falta em Wagner Diniz, como já tinha cartão amarelo, foi expulso por Wagner dos Santos Rosa. No minuto seguinte, explorando o buraco deixado pela equipe de Nova Friburgo, o lateral cruzmaltino quase marcou.

O melhor jogador do Vasco até então, mandou uma \"bomba\" aos 35 e o experiente Adriano apenas acompanhou a saída de bola. Três minutos mais tarde, Wagner Diniz se \"escondeu\" atrás do zagueiro e mandou por cima da meta.

No intervalo, o auxiliar técnico Alfredo Sampaio disse porque optou por Alan Kardec ao invés de Abuda no início da partida: \" Não teve nada de diferente. O Ala já vinha jogando\", disse.

O Cruzmaltino voltou para a segunda etapa com Abuda no lugar de Beto. Logo no primeiro minuto, Leandro Bomfim cobrou falta e Adriano espalmou para escanteio. Aos oito, em jogada parecida, o meia obrigou o arqueiro a salvar o time comandado por Cleimar Rocha.

Aos 15, Abuda fez jogada pela direita e Alan Kardec perdeu chance incrível, para ira geral da torcida. Aos 18, porém, Calisto foi derrubado por Cadão na área, o pênalti foi assinalado e Morais abriu o marcador.

Aos 22, coube ao lateral-esquerdo do Vasco assinalar o segundo gol. Ele mandou um chute forte sem chances para Adriano. Dois minutos mais tarde, Wagner Diniz tabelou com Abuda e acertou a trave de Adriano.

Aos 29, o árbitro deu pênalti após jogada envolvendo Cassiano e Jorge Luiz. Porém, Roberto foi no canto certo e defendeu a cobrança de Guido. Aos 33, Abuda cabeceou no travessão, no último lance de grande perigo do duelo.

VASCO

Roberto, Wagner Diniz, Jorge Luiz, Eduardo e Calisto; Jonílson, Beto (Abuda), Morais e Leandro Bomfim (Andrade); Alex Teixeira (Bruno Meneguel) e Alan Kardec.

Técnico: Alfredo Sampaio



FRIBURGUENSE

Adriano, Sérgio Gomes, Cadão, Tiago Messias (Roberto Júnior) e Everton; Bidu, Cassiano, Victor Hugo e Guido (Júlio César); Alex e Léo Andrade (Elan).

Técnico: Cleimar Rocha

Data: 06/02/2008 (Quarta-feira)

Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Wagner dos Santos Rosa (RJ)

Auxiliares: Cláudio José de Oliveira Soares (RJ) e Lino de Paula Leite Neto (RJ)

Cartões amarelos: Eduardo, Jonílson e Wagner Diniz (Vasco) Everton, Adriano, Victor Hugo e Cadão (Friburguense)

Cartão vermelho: Everton (Friburguense)

Gols: Morais, aos 18 minutos, Calisto, aos 22 minutos do segundo tempo

Fonte: UOL Esporte