Alexandre Mattos comenta diferença entre clube associativo e SAF
— É uma empresa. Essa mudança (diferença) interfere na cultura do futebol brasileiro. Passa pela imprensa e pelos torcedores entenderem (a diferença), além do associativo, que passa a ser sócio da SAF.
Eu tenho comigo, nesses quase dois meses de Vasco, claramente o que é diferente (entre associativo e SAF), dois pontos principais: tempo e risco.
Quando eu falo em tempo, um presidente eleito tem 3 anos (de mandato). O que um presidente eleito quer? Na teoria, ele não tem (participação) financeira nisso aí, não ganha nenhuma bonificação. Ele ganha a responsabilidade de gerir milhões.
É um amor dele, para ser presidente de um clube ele tem que ser um apaixonado e ele tem que dar o retorno que tanto disse que ia dar durante a sua campanha (eleitoral), títulos e vitórias, que é o que move os torcedores.
É uma associação sem fim lucrativo. Ela não quer ganhar dinheiro, quer ganhar títulos, vitórias, etc. Então tem um prazo determinado para isso aí (conquistar títulos).
(...)
No caso da SAF, é ao contrário. Tem dono, ele faz o planejamento por 5, 10 anos. Ele não tem o imediatismo de precisar resolver em 3 anos.
Pra você cobrar, você precisa entender o que é o projeto.
🎙️ Alexandre Mattos, quando perguntado sobre a diferença entre clube associativo e clube SAF, na CNN.
Fonte: X Analisa Vasco