Futebol

Alex Teixeira supera críticas e abre vantagem na briga por um lugar entre ti

Não haveria momento mais oportuno para os dois primeiros gols na temporada, para os bons dribles e as arrancadas em direção ao gol. Alex Teixeira, com uma bela finta de corpo, deixou as vaias para trás e mandou recado direto ao técnico Dorival Júnior: pode vir quem vier, ele está disposto a se manter no time titular do Vasco.

A concorrência tem crescido a cada dia. A pouco mais de uma semana para a estreia de Aloísio, cinco jogadores brigam por três vagas no setor ofensivo do time de São Januário – Alex Teixeira, Carlos Alberto, Robinho, Adriano e Elton.

Assim que o ex-atacante do São Paulo, contratado com status de titular, puder entrar em campo, a tendência é a de que a peneira se torne ainda mais cruel. Conscientemente ou não, o camisa 7 parece ter se antecipado aos fatos.

– Preciso manter a raça, a vontade. Não posso ter medo de errar. Vou seguir fazendo o meu melhor para manter a dúvida na cabeça de Dorival Júnior – afirmou.

Apesar de ainda não dar pistas, o treinador deverá ser obrigado a sacrificar Adriano para o retorno de Elton na partida de sábado, contra o Juventude. Além disso, Carlos Alberto provavelmente seguirá atuando como atacante. Um grande indício de que Alex Teixeira, mesmo ainda em busca da total confiança dos torcedores, está sendo muito bemvisto pelos olhos de Dorival. O garoto de 19 anos apenas lamenta que a paciência do comandante não seja compartilhada pela arquibancada: – Acho que falta um pouco de calma, mas isso é normal. Temos de ter personalidade. Felipe (lateral-esquerdo revelado pelo Vasco), no começo, foi vaiado e depois deslanchou. Sou criticado, mas quem sabe eu não me tornarei ídolo da torcida?

Confira bate-bola com Alex Teixeira:

Podemos considerar que você mostrou seu verdadeiro futebol na partida contra o Fortaleza?
Minha característica é essa, de partir para cima. Estou feliz por ter feito o gol e sofrido o pênalti. Esse é o meu estilo de jogo.

Com a ausência dos laterais titulares, pode ser que você seja deslocado para fazer mais as jogadas de linha de fundo?
Dorival sempre pede para que eu caia naquele lado. Ele deve pedir agora que eu ajude mais na marcação no setor.

A sua comemoração no lance do gol foi algo direcionado à torcida, que vinha vaiando você?

Tenho um carinho enorme pela torcida do Vasco. Aquilo foi uma coisa de momento, mais como um desabafo.

Chega a incomodar essa marcação de alguns torcedores?
Sou um jogador de qualidade e as vaias não me fazem mal. Pelo contrário, só me ajudam a tentar melhorar na carreira. Se um jogador for ligar para isso, ele não vai conseguir jogar.

A grande expectativa criada em torno de você no ano passado chegou a prejudicar o seu futebol?
Realmente, a expectativa foi grande em cima de mim e não consegui corresponder em alguns momentos. Mas agora, com menos responsabilidades, estou conseguindo mostrar resultados.

A carreira de Alex Teixeira

Revelação
Destaque da base do Vasco, o meia foi lançado na equipe profissional no início de 2008 pelo então treinador Romário.

Proteção milionária
Para evitar o assédio de clubes do exterior, o clube estabeleceu em contrato multa de R$ 100 milhões.

Confiança
Alex Teixeira atuou como titular durante todo o Carioca de 2008, mas acabou perdendo espaço durante o ano.

De volta
Enquanto as mudanças de técnico – cinco – ocorriam, voltou ao time no Brasileiro. Fez oito gols e disputou, no total, 57 jogos.

Oscilações
Com Dorival Júnior, iniciou o ano como titular, mas, com atuações irregulares, perdeu sua vaga na equipe.

Sequência
Com as mudanças no time, recuperou seu lugar nas últimas oito partidas da Série B e está se destacando.

Fonte: Lance