Alex Teixeira se destaca e Brasil vence Nova Zelândia no Mundial Sub17
A seleção sub-17 estreou com o pé direito na Copa do Mundo da categoria, neste sábado, em Jeji, na Coréia do Sul. O Brasil venceu com facilidade a Nova Zelândia por 7 a 0 e é o líder do Grupo B. No outro jogo, Coréia do Norte e Inglaterra empataram em 1 a 1. Os dois primeiros de cada grupo se classificam automaticamente para a próxima fase.
Na próxima partida, a seleção brasileira enfrenta a Coréia do Norte, na terça-feira, às 8h da manhã (horário de Brasília). Uma vitória já garante a classificação para as oitavas-de-final.
O destaque da seleção foi o meia vascaíno Alex Teixeira. Ele fez um golaço no segundo tempo e ainda deu o passe para outros dois gols brasileiros. Lulinha, revelação do Corinthians, e o lateral-esquerdo Fábio, do Fluminense, também tiveram boas atuações.
Gol histórico
O Brasil construiu a vitória logo nos primeiros minutos. Primeiro com um gol-relâmpago de Fabinho. Com apenas nove segundos de jogo, o lateral Fábio lançou para a área, Alex Teixeira escorou de cabeça e o atacante do Internacional chegou batendo de primeira no canto esquerdo do goleiro Gleeson: 1 a 0. O gol de Fabinho logo aos nove segundos do primeiro tempo na vitória sobre a Nova Zelândia, na estréia do Brasil no Mundial sub-17, foi o mais rápido da história da competição organizada pela Fifa.
Depois com o zagueiro Lázaro, que aos seis minutos, após a cobrança de escanteio, chutou rasteiro sem chance para o goleiro Gleeson e fez 2 a 0.
Bem organizada em campo, a seleção brasileira dominava a partida e perdia boas chances de ampliar. O lateral Fábio chutou da entrada da área e Gleeson fez ótima defesa salvando a Nova Zelândia. Pouco depois Alex Teixeira arrancou pela direita, se livrou da marcação de Keoma e Mathews, invadiu a área e chutou. Mas a bola foi para fora. Aos 19 minutos, Lulinha mandou uma bomba no ângulo direito, mas o chute foi para fora.
A Nova Zelândia só chegou com algum perigo aos 31 minutos. O goleiro Marcelo segura o atacante Barbarouses dentro da área. Pênalti bem marcado pelo árbitro polonês Grzegorz Gilewski. Mas o brasileiro se redime e defende a cobrança no meio do gol de Barbarouses. Irritado com a diminuição de ritmo da seleção, o técnico Luiz Antônio Nizzo começa a gritar na lateral. Ele reclamava principalmente do grande número de passes errados. A bronca parece ter dado certo. Alex Teixeira deu excelente toque para Giuliano, que entrou na área e tocou por cima do goleiro Gleeson marcando o terceiro gol brasileiro.
Mais gols e show no segundo tempo
A seleção brasileira voltou animada para o segundo tempo. No primeiro minuto, Fabinho chutou de fora da área e obrigou o goleiro Gleeson fazer boa defesa. Em seguida, Alex Teixeira desce em velocidade pelo lado esquerdo, invade a área e toca para Fábio, que chega chutando. A bola entra no ângulo de Gleeson: Brasil 4 a 0.
O quinto gol veio poucos minutos depois. E foi um golaço. Alex Teixeira recebeu na área, driblou Hobbs e Myers e com o pé direito chutou rasteiro no canto do goleiro (assista ao vídeo ao lado). O jogo estava fácil. Desmotivada, a Nova Zelândia dava espaços para a seleção brasileira. E aos 14 minutos, o lateral-esquerdo Fábio sofreu pênalti. Lulinha cobrou com categoria e fez o sexto gol.
Os meninos brasileiros passaram, então, a administrar a partida e tocar a bola. Mas ainda fez mais um com o atacante Júnior, que havia entrado no lugar de Fabinho. Ele aproveitou a jogada de Bruno Collaço pela esquerda e desviou para o gol.
Uma estréia tranqüila para uma seleção que parece ter recuperado a confiança após o fracasso nos Jogos Pan-Americanos, em que foi eliminada na primeira fase da competição ao perder para o Equador em um Maracanã lotado. O Brasil é o maior vencedor do Mundial sub-17, com três títulos. Nas últimas seis finais, esteve presente em cinco.
FICHA TÉCNICA
Brasil: Marcelo, Rafael, Lázaro, Daniel, Fábio (Bruno Collaço), Tiago (Choco), Alex Teixeira, Tales, Giuliano, Lulinha, Fabinho (Júnior). Técnico: Luiz Antônio Nizzo
Nova Zelândia: Gleeson, Hobbs (Corliss), Keoma, Tim Myers, Colson, Jacob Mathews, Cory Chettleburgh, Ben Hunt, Hicks, Barbarouses (Macintyre), Chris Wood. Técnico: Colin Tuaa
Mais lidas
- 0 Situação de Galdames pode ganhar outro rumo TOP
- 0 O 'plano A' de Pedrinho durante a reforma de São Januário TOP
- 0 Quem não vai para o jogo e pendurados de Botafogo x Vasco TOP
- 0 Nicola: Magnata grego quer comprar um time no Brasil e Vasco vira opção TOP
- 2 Pedrinho e Textor 'inflamaram' ainda mais o clássico TOP
- 1 Vasco recebe sondagens e conversa com outras marcas TOP
- 0 Rival: Torcedores do Bahia protestam após derrota para o Vasco; fotos TOP
- 0 É hoje! Vasco tem clássico importante contra o Botafogo; todos os detalhes TOP
- 0 Kappa planeja fazer um novo aditivo para manter a parceria até o fim de 2025
- 0 Possível interessado na SAF do Vasco já gastou € 433 milhões em reforços