Imprensa

Alex Teixeira pode ser 'solução' na briga pelo acesso, diz jornalista

Comentarista dos Canais Disney, Ubiratan Leal fez uma análise de como Alex Teixeira pode ser útil para o Vasco nesta sequência da Série B

Na última quarta-feira (13), o Vasco anunciou o seu principal reforço da temporada e confirmou o retorno de Alex Teixeira após 12 anos. O atacante de 32 anos volta a São Januário com a missão de ser mais uma peça importante do time na briga pelo acesso à Série A.

Após mais de uma década no exterior, com passagens por Europa e Ásia, Alex Teixeira volta com uma bagagem maior da que tinha quando deixou o futebol brasileiro em 2010, logo após o título inédito da Série B com o Vasco em 2009.

Comentarista dos Canais Disney, Ubiratan Leal fez um 'raio-x' de como o 'novo velho' camisa 7 poderá ser uma 'solução' para o Cruzmaltino nesta tentativa de volta à elite. E para ele, o retorno de Alex Teixeira é um 'casamento perfeito' para as necessidades do atual time do Vasco.

Ubiratan também destacou a versatilidade do atacante, pode jogar tanto no lado esquerdo ou direito do ataque, além de ser um jogador que se destaca também na finalização, podendo dar suporte ao centroavante Raniel no quesito, e mais uma opção para o meia Nenê procurar na frente.

"É um jogador que pode se encaixar muito bem no que o Vasco tem no momento. É um atacante que joga pelo lado de campo, tanto pela esquerda quanto pela direita. Joga mais pela esquerda, sempre foi mais a dele e é aonde ele vinha jogando mais na China e na Turquia. Mas pode jogar pela direita também", começou por dizer.

"O Alex Teixeira pode entrar na esquerda, no lugar do (Gabriel) Pec, e o Pec pode ir para a direita, ele já jogou pelo lado direito, pode fazer alguma outra função, ou o Alex Teixeira entrar no lugar do Figueiredo, pelo lado direito", prosseguiu.

"A vantagem é que, além de ser um jogador de lado de campo, dando mais força para o Vasco jogando pelo lado, ele fecha ali pelo meio finalizando. É um jogador que faz muitos gols, apesar de ser de lado. Não é bem um centroavante, mas pode ajudar o Raniel, que tem sido o centroavante do Vasco, mas ele nunca foi exatamante um centroavante, nunca foi a característica do Raniel ser um jogador de referência no ataque, um goleador. É um atacante de suporte muitas vezes, no Vasco tem feito a função de centroavante, tem até se dado bem, é o artilheiro do Vasco na Série B, mas se tiver algum outro jogador que chegue para também dividir um pouco essa obrigação de finalizar, fazer os gols do Vasco, vai ajudar bastante", concluiu.

Em relação à volta do atacante ao futebol brasileiro após um longo período, o comentarista dos Canais Disney também fez uma ressalva em relação à questão física de Alex Teixeira, que a torcida terá que ter um pouco de paciência neste começo.

"O Alex Teixeira, na Turquia, ele não era titular absoluto do Besiktas, ficou vários jogos no banco, em muitos jogos nem chegou a entrar, então ele já não vinha jogando na temporada europeia em um ritmo tão grande, então ele talvez demore um pouco para pegar o ritmo de jogo total aqui no Brasil. Não só de preparação física, de jogar, mas até para encarar o ritmo do calendário brasileiro, ainda que na Série B esse calendário seja um pouquinho menos pesado do que para os times da Série A. Ainda assim, ele talvez leve um tempo para pegar o ritmo total", disse, antes de finalizar.

"De qualquer maneira, tecnicamente, é um jogador muito acima da média na Série B. E nas características de jogo, casa muito com as necessidades do Vasco. Força pelo lado de campo, mas também com chegada para finalização, para não ficar tudo nas costas do Raniel, e do Nenê nas bolas paradas."

Fonte: ESPN Brasil