Alerj aprova projeto que rebatiza Maracanã com nome de Pelé
A Assembleia Legislativa do Rio aprovou nesta terça-feira (9) o projeto de lei que renomeia oficialmente o estádio do Maracanã de Jornalista Mário Filho para Edson Arantes do Nascimento - Rei Pelé. Segundo a proposta, o Complexo Esportivo do Maracanã, que engloba além do Templo do Futebol o ginásio do Maracanãzinho, o parque aquático Júlio Delamare e o estádio de atletismo Célio de Barros, levaria o nome de Mário Filho.
O texto foi aprovado em regime de urgência. De acordo com o autor, o deputado e presidente da Alerj André Ceciliano, a ideia é homenagear a história e legado do eterno camisa 10 da Seleção Brasileira e do Santos. Foi no mais famoso estádio do mundo que Pelé marcou o milésimo gol da carreira em 1969.
O projeto estabelece que placas contendo o nome do estádio vão ter que fazer menção ao milésimo gol de Pelé. Também assinam o projeto como coautores os deputados Bebeto, Marcio Pacheco, Eurico Junior, Carlos Minc, Coronel Salema e Alexandre Knoploch.
Apenas a bancada do PSOL votou de forma contrária ao texto durante a sessão. O deputado Flávio Serafini questionou a mudança.
O projeto agora vai para sanção do governador em exercício Cláudio Castro.
Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.