Futebol

Além do líder, Vasco encara tabu contra o Corinthians

Na luta contra a Série B, Gigante precisa quebrar jejum de oito jogos.

- Se quiser bater o Corinthians, dia 19, e manter vivo o sonho de escapar do terceiro rebaixamento de sua história, o Vasco terá que quebrar longa escrita e reacender a velha mística do caldeirão de São Januário. Afinal, há oito jogos (ou cinco anos) não sente o gostinho de uma vitória sobre o time paulista — virtual campeão — no Campeonato Brasileiro. Se incluirmos na estatística a Libertadores, o jejum é ainda maior: dez jogos.

A última vitória vascaína foi no dia 13 de outubro de 2010, quando bateu o adversário, em São Januário, por 2 a 0, gols de Zé Roberto e Eder Luis, único remanescente daquele equipe atualmente.

A estatística só melhora nos últimos cinco jogos em São Januário. Foram duas vitórias seguidas por 2 a 0 — uma em 9 de agosto de 2007, com gols de Enílton e Wagner Diniz; e a outra em 13 de outubro, quando o Vasco venceu o Corinthians pela última vez —, além de três empates seguidos (2 a 2, em 2011, e mais dois 0 a 0, em 2011 e em 2012).

De astral renovado após a grande vitória sobre o Palmeiras, no Allianz Parque, os jogadores cruzmaltinos esperam contar com o apoio irrestrito da torcida no duelo que pode ser o mais importante desta temporada.

Para reafirmar a sua recuperação na tabela, nada melhor do que apostar na mística do seu velho Caldeirão. Já são mais de três meses longe da Colina. Curiosamente, o último jogo foi no dia 26 de julho, quando o Vasco foi goleado por 4 a 1 pelo Palmeiras.

De lá para cá, a diretoria mandou seus jogos no Maracanã e no Engenhão. Embalado pela boa campanha no returno do Brasileiro, o Vasco tem recuperado, aos poucos, a confiança de sua apaixonada torcida. E, para vencer as duas partidas que faltam em casa, vai precisar contar, mais do que nunca, com o seu 12º jogador.

 

Fonte: O Dia Online