Futebol

Ainda que escape do rebaixamento, campanha vascaína é digna de esquecimento

O Vasco vai para a última rodada do Campeonato Brasileiro com a missão de evitar o quarto rebaixamento desde 2008. A situação delicada por conta da má campanha deixa os torcedores ansiosos, mas os números são implacáveis. E dois fatos fizeram diferença no panorama do Cruzmaltino.

Dos 20 clubes que disputaram a Série A em 2018, o Vasco foi o único que não venceu jogos consecutivos. Neste quesito, o time carioca foi batido até pelo lanterna Paraná, primeiro clube rebaixado e lanterna da competição, que venceu em sequência Fluminense e Bahia pela 9ª e 10ª rodadas, respectivamente. O levantamento é do site FutDados.

A melhor sequência do Vasco se deu entre os dias 15 de setembro e 14 de outubro. Na ocasião, o Gigante da Colina empatou com o Flamengo (1 a 1), venceu o Bahia (2 a 1), empatou com Santos, Paraná e Botafogo (todos em 1 a 1) e bateu o Cruzeiro por 2 a 0.

Mas outro problema também cobra o preço na reta final. O Vasco não venceu nenhuma vez fora de casa no Brasileirão. A última chance será justamente na partida que vale a permanência na elite, domingo, às 17h (de Brasília), contra o Ceará, no Castelão.

Caso o retrospecto negativo seja mantido, o Vasco terminará uma edição de Brasileiro por pontos corridos pela primeira vez sem triunfar como visitante. Ainda que escape do rebaixamento, a campanha é digna de esquecimento, da mesma forma em que se faz necessário repensar um dos clubes mais populares do país.

Fonte: UOL Esporte