Ainda não há previsão ao começo da venda da nova camisa de goleiro do Vasco
O nome de Léo Jardim tem sido citado diversas vezes por torcedores do Vasco desde o jogo contra o Fortaleza, na última quarta-feira. Não apenas por causa da atuação segura do goleiro, um dos responsáveis pela vitória, mas pelo uniforme que ele vestiu em São Januário.
- A camisa do Léo Jardim está à venda? - foi a pergunta que a torcida mais fez nas redes sociais durante e após a vitória por 1 a 0.
O ge apurou com o Vasco que o uniforme será, sim, comercializado. Porém, ainda não há previsão para começar a venda das peças, que serão limitadas.
A estreia da terceira camisa de goleiro da temporada aconteceu justamente contra o Fortaleza, mais de um mês depois da estreia do uniforme dos jogadores de linha. A ação foi proposital para valorizar a peça, baseada em um dos grandes personagens da história do Vasco.
Já tem pré venda da camisa que o Léo Jardim usou contra o Fortaleza?
— Gefferson Nascimento ◤✠◢ (@GeffNascimento) October 19, 2023
Essa camisa branca do Léo jardim vai sair pra venda ou só fizeram pros jogadores
— Matheus H. Ataíde (@mhataide) October 19, 2023
Inspiração em herói do Vasco
A camisa de Léo Jardim, assim como todo o uniforme III do Vasco, é inspirada nos Camisas Negras, time lendário que foi campeão carioca em 1923. O uniforme do goleiro é alusivo a Nelson, um dos heróis da história vascaína.
Nelson da Conceição, nascido em 12 de agosto de 1898 em Nova Friburgo/RJ, foi taxista e depois trabalhou na Casa Alberto (alfaiataria, roupas e demais itens). Foi o primeiro goleiro negro do Vasco, da seleção brasileira e da seleção carioca. Trazido do Engenho de Dentro A.C., teve de conviver com inúmeros ataques racistas e acusações de analfabetismo (imagem abaixo).
Homem negro e de baixa condição social, chamado de chofer Nelson pelos rivais, ele foi o grande goleiro de seu tempo e um dos maiores ídolos do Vasco. Foi campeão pelo clube em 1922/1923/1924, tornou-se capitão da equipe e participou da inauguração de São Januário, em 1927. Após a sua saída, continuou como sócio do clube.
CAMISA LINDA D+
— 𝐕𝐀𝐒𝐂𝐎 𝐒𝐄𝐌𝐏𝐑𝐄 𝐕𝐀𝐒𝐂𝐎 (@VASCOSEMPREVASC) October 19, 2023
🧤LÉO JARDIM 1
💢 pic.twitter.com/CpJ5AnCwry
A história de Nelson está tão ligada ao Vasco que o título foi conquistado no dia de seu aniversário. Ainda em 1923, foi convocado pela Seleção para jogar o Campeonato Sul-Americano de Futebol (Copa América), no Uruguai, e venceu a Taça Rodrigues Alves contra o Paraguai.
Este ano, os Camisas Negras comemoram 100 anos. A equipe, formada por negros e pobres em sua maioria, fez história dentro de campo com uma campanha espetacular: 11 vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Além do título carioca, o Vasco marcou o nome na história com a luta para incluir negros e operários em um esporte até então elitista.
Como comemoração ao centenário, além do terceiro uniforme do time profissional, o Vasco também reproduziu o uniforme usado pelo time de 1923, que está sendo exibido no Espaço Experiência, em São Januário, na exposição "Centenário Camisas Negras".
Fonte: geMais lidas
- 3 Dos sete jogadores em fim de contrato, Vasco só deve renovar com um; lista TOP
- 3 Lédio Carmona sai em defesa do Vasco sobre declaração de Ramón Díaz TOP
- 3 Vasco adota cautela sobre Hugo Moura; Athletico aciona o Vasco na Justiça TOP
- 3 Comentarista alfineta Ramón Díaz após declaração: 'Não esqueceu o gol...' TOP
- 6 Ramón Díaz cita o Vasco: 'Alguns por aí não vão gostar do que digo' TOP
- 2 André Rizek: 'O Vasco foi maior do que o Corinthians por mais tempo' TOP
- 0 Vasco tem planejamento de investimento milionário para o CT TOP
- 0 O gatilho contratual do Vasco com Léo Jardim, segundo Leonardo Baran TOP
- 3 Mateus Carvalho desperta interesses; scouts irão monitorar em São Januário TOP
- 0 VP jurídico do Vasco revela sobre consultoria que participou da venda da SAF TOP