Futebol

Agora só faltam 18!

Os pesquisadores Jonathan Cabo e Francisco Machado, do Arquivo Histórico do Jornal dos Sports, não são atacantes mas fizeram dois gols de placa para ajudar Romário na corrida pelo milésimo. Eles descobriram gols que não constavam na lista oficial do jogador, mas que foram reconhecidos pelo jogador na lista publicada no site oficial do Vasco. A pesquisa foi divulgada na edição do JS do dia 3 de fevereiro de 2006.

O Baixinho não havia incluído os gols do amistoso reunindo o Combinado do América e a Seleção Carioca, no dia 18 de dezembro de 1987. Na ocasião, marcou duas vezes. Durante muito tempo, Romário afirmou que só vestira a camisa do América por duas vezes, mas o Jornal dos Sports provou que foram três como consta na pagina 3 da edição do dia 20 de dezembro de 1987: a primeira foi na despedida do atacante Luisinho Tombo; a segunda, na partida do centenário do América; e a terceira, no jogo amistoso entre a Seleção Carioca e o América que serviu para arrecadar fundos para a família do massagista americano Gessi, que havia morrido na época.

Wolney Braune - O jogo, que abreviou em parte a longa caminhada do Baixinho, foi disputado no antigo estádio Wolney Braune - onde hoje funciona o Shopping Iguatemi, em Vila Isabel - e terminou com a vitória do combinado Americano por 6 a 4. Romário fez dois gols.

Naquela partida, todas as atenções estavam voltadas para Geovani, que atravessava grande fase. Romário, que na época era apenas um coadjuvante na festa, nunca imaginou que no futuro aquele despretensioso jogo pudesse fazer diferença na sua carreira.

Agora faltam 18 para que Romário atinja a sua tão sonhada meta.

Combinado x Seleção Carioca

Combinado(6): Paulo César, Anderson, Carlos Eduardo, Denílson e Zedílson; Renato, Moreno e Gílson, Maurício, Romário e Gilcimar

Seleção Carioca(4): Régis, Zanata, Manicera, Bira e Gilson Paulino; Luisinho, Geovani e Renato (Rio Negro), Marinho, Carlos Alberto e Serginho

Árbitro: Fernando Sampaio
Gols: Romário (2), Moreno (2), Carlos Alberto (3), Marinho, Gilcimar contra e Gilson.

Fonte: Jornal dos Sports