Futebol

Agora é tudo ou nada em casa

As últimas duas partidas do Vasco em São Januário não trazem boas lembranças para o torcedor cruzmaltino. Contra Cruzeiro e Náutico, derrotas constrangedoras por 3 a 1 com Edmundo e Leandro Amaral, respectivamente, terminando no gol devido às expulsões dos goleiros após as três substituições já realizadas. Os fracassos foram sob o comando do técnico Tita mas, agora com Renato Gaúcho, o objetivo é não perder mais ponto algum na Colina. Se em um campeonato equilibrado como o Brasileiro a obrigação de vencer em casa já é grande, na situação na qual o clube se encontra essa necessidade cresce ainda mais.

E se os vascaínos olharem a tabela do Brasileirão e analisarem os próximos adversários, verão que derrotas não poderão mais ocorrer em solos cruzmaltinos. Entre os cinco compromissos restantes, três serão contra equipes que lutam diretamente para se livrarem da queda para a Segunda Divisão de 2009: Figueirense, Atlético-PR e Santos. Os outros rivais são Vitória e São Paulo. Já no primeiro turno, contra estes mesmos times, foram cinco derrotas e três por goleada: 4 a 0 para o Tricolor Paulista, 5 a 2 para o Alvinegro Praiano e 5 a 0 para o Rubro-Negro baiano. Contra paranaenses e catarinenses derrotas mais modestas por 3 a 1 e 2 a 1, respectivamente.

Com o sinal de alerta ligado, Renato Gaúcho já faz contas para livrar o Gigante da Colina da degola. E para que essa fuga seja ainda mais veloz, o treinador acredita que as próximas partidas no Rio de janeiro são extremamente importantes. Não apenas aquelas em São Januário, mas também os clássicos no Maracanã contra Flamengo e Fluminense.

"Nesses sete jogos no Rio, o Vasco tem de fazer 15 de 21 pontos, no mínimo. Na situação em que estamos, é obrigação fazer o dever de casa. Não temos outra alternativa", diz Renato, ressaltando seu otimismo.

"Ainda há muita luz no fim do túnel. Não vai ser fácil, mas garanto que o Vasco vai ficar na Primeira Divisão. Conheci o grupo do Vasco após o jogo-treino. Ele é bom e repito o que disse: vamos sair dessa situação", completa.

Pinilla volta

O atacante chileno Maurício Pinilla, que passou o último fim de semana em Santiago, no Chile, organizando sua mudança para o Brasil, se reintegra ao elenco nesta quarta-feira. Os jogadores treinam no Vasco-Barra em tempo integral, e Pinilla participará das atividades normalmente.

Fonte: Jornal dos Sports