Futebol

Agora, dá pra torcer!

Na quarta temporada do Campeonato Brasileiro por pontos corridos, o torcedor brasileiro já aprendeu que o sistema não perdoa times que se preparam mal e nem dá chances àqueles que perdem muitos pontos nas primeiras rodadas da competição.
Pela primeira vez, os vascaínos podem olhar para a tabela de classificação e traçar objetivos à altura da tradição do clube. Nas temporadas anteriores, o Vasco limitou-se a brigar contra o rebaixamento.

No máximo, como aconteceu no ano passado, conseguiu beliscar a última vaga na Copa Sul-Americana. Isso porque o São Paulo, que foi o 11o

- colocado, não poderia jogar a competição, por já estar classificado para a Copa Libertadores.

Em 2006, o panorama é bem diferente. Após 14 rodadas, nunca a equipe esteve tão bem posicionada (veja quadro). O sétimo lugar, por si só, não é tão espetacular. Mas uma olhada mais atenta à tabela revela que o Vasco está a apenas três pontos de uma posição que lhe garanta uma vaga na Libertadores-2007.

Melhor: somente quatro pontos separam os cruzmaltinos do vice-líder Internacional. Em nenhum dos três anos anteriores, o time conseguiu somar 22 pontos tão rapidamente como em 2006.

Outro dado inédito no histórico do Vasco em pontos corridos: após 14 rodadas, o time mantém um aproveitamento acima dos 50%.

A melhora em relação aos anos anteriores não veio por acaso. Não que o Vasco seja um primor de planejamento. Mas o técnico Renato Gaúcho já está há mais de um ano no comando da equipe. E o trabalho a longo prazo mostra resultados.

O treinador pôde, por exemplo, escolher algumas peças do elenco.

Resultado disso foi o fato de, mesmo tendo disputado vários jogos com a equipe reserva, o time não ter deixado a peteca cair.

Na próxima rodada, o Vasco enfrenta o Paraná, adversário direto pela vaga na Libertadores. O torcedor, enfim, tem motivos para recuperar a esperança e o sorriso.

Alô, turma da fuzarca! Depois do tropeço da última quarta-feira, voltamos a vencer e demos mais um passo rumo à Libertadores do ano que vem. Como vascaíno batizado que sou, prefiro o caminho mais difícil para disputar a competição mais importante do continente.
Enquanto dávamos mais um show em São Janu, o Império do Mal caía no Sul. A festa, portanto, começa no final deste ano com o rebaixamento do Urubu e só termina em 2007, quando o eliminaremos na Libertadores.

Fonte: Lance