Afinal, quem é o freguês?
A matemática entra hoje no campo do Maracanã, às 18h10min, para ajudar o Vasco a derrotar o Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro. Alguns números podem reforçar o time vascaíno na luta pelo fim da seqüência de cinco empates na competição nacional.
O histórico de 54 vitórias a mais que o Alvinegro, transforma o confronto na maior diferença de vitórias sobre um rival no futebol Brasileiro. São ao todo 286 partidas, com 127 vitórias vascaínas, 73 do Botafogo, além de 86 empates. Com isso, o favoritismo sempre recai sobre os vascaínos, apesar de este ano, ainda não terem vencido os rivais.
Outro número que anima a equipe cruzmaltina é o retrospecto dentro do Campeonato Brasileiro.
Desde 1971, as duas equipes já se enfrentaram 28 vezes é o Bota venceu apenas em quatro oportunidades. Foram 14 vitórias do Vasco e dez empates. Se considerar os 36 anos de disputa da competição nacional, dá uma média de uma vitória botafoguense a cada nove anos.
Apesar de o técnico Renato Gaúcho não demonstrar preocupação com a seqüência de empates, o Vasco tem deixado escapar pontos importantes para continuar a busca por uma vaga na Libertadores do ano que vem.
- É sempre bom vencer um clássico. Se a gente somar três pontos no jogo de hoje, temos 90% de chance de voltar à zona de classificação para a Libertadores - disse Renato Gaúcho.
E o torcedor pode ir tranqüilo ao estádio. Pelo menos, se a questão for gols. Desde o Brasileiro de 94 não acontece um 0 a 0 entre as equipes. Porém, o mistério permanece sobre a escalação do time.
- Ainda não sei se escalo o time mais para defesa ou mais para o ataque. Mas de qualquer forma vamos buscar o gol os 90 minutos completou Renato.
Historicamente, o Vasco sempre foi uma pedra no sapato do Botafogo, apesar de o Alvinegro nunca ter perdido uma final para o rival. No confronto direto entre as duas equipes, a vantagem vascaína talvez seja a maior entre os grandes clubes cariocas. Mas neste ano as páginas desta rivalidade têm sido escrita de uma outra forma. Caso saia hoje vencedor do Maracanã, o Botafogo terminará 2006 tendo vencido todos os duelos contra o Vasco, feito conseguido pela última vez há 23 anos, em 1983.
Na campanha vitoriosa da Taça Guanabara, o Glorioso conseguiu uma ótima vitória por 5 a 3, no jogo que marcou a reabertura do Maracanã após nove meses fechado para reforma. Felipe Adão, Lucio Flavio, Reinaldo, Ruy e Zé Roberto marcaram os gols.
Já o confronto do primeiro turno do Campeonato Brasileiro marcou a estréia de Cuca no comando do Alvinegro, que goleou por 4 a 1. Dodô (três) e Claiton marcaram os gols num jogo em que o time, antes criticado pelo elevado número de cartões, não recebeu uma única advertência do árbitro.
- É um jogo que fica como uma boa lembrança, mas, a exemplo da nossa derrota para o Grêmio, o resultado não traduziu o que foi aquela partida - afirmou Cuca.
Para o jogo de hoje, o treinador não poderá contar com a zaga titular já que Juninho está suspenso e Asprilla, lesionado. Como nos últimos jogos, Cuca só divulgará o time que entra em campo no vestiário.
Ele ainda não decidiu qual o esquema a ser adotado.
- Se eu escalar três zagueiros, o Ataliba entraria no time e tiraria um homem de frente - admitiu o treinador alvinegro.
Como o Vasco jogará com apenas um atacante, dificilmente o Botafogo entrará em campo num esquema com três zagueiros.