Futebol

Adeus vice! Vasco conquista título nacional após dez anos

Um gigante do futebol brasileiro renasceu na noite da última quarta-feira no Estádio Couto Pereira, em Curitiba. Mesmo com a derrota por 3 a 2 para o Coritiba, o Vasco da Gama conquistou o título inédito da Copa do Brasil, o segundo torneio nacional mais importante da temporada no país, depois de ter superado o time paranaense por 1 a 0 no jogo de ida, em São Januário.

Além de ter incluído mais um troféu em sua vasta galeria de taças, a equipe comandada pelo técnico Ricardo Gomes, liderada em campo pelo meia Diego Souza e presidida pelo ex-jogador e ídolo Roberto Dinamite, colocou fim a um jejum em competições nacionais de primeira linha que já durava dez anos.

A última vez em que os torcedores cruzmaltinos comemoraram um título nacional de expressão aconteceu há uma década, no início de 2001, quando a equipe então comandada por Joel Santana e que tinha grandes nomes como Helton, Júnio Baiano, Juninho Pernambucano, Juninho Paulista, Euller e Romário derrotou o São Caetano no Maracanã, por 3 a 1, e levou a Copa João Havelange.

O campeonato era o equivalente ao Brasileirão de 2000, mas a decisão só foi disputada no início do ano seguinte depois que caiu parte da arquibancada de São Januário na partida realizada no final de dezembro. O duelo foi remarcado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e aconteceu no dia 18 de janeiro de 2001.

De lá para cá, foram dez anos sem nenhuma conquista nacional relevante. E pior: os vascaínos colecionaram alguns vexames históricos, tanto na Copa do Brasil quanto no Campeonato Brasileiro (o maior deles, o rebaixamento à segunda divisão em 2008). Além disso, a equipe amargou alguns vice-campeonatos que fizeram aumentar a fama de \"eterno vice\" do time cruzmaltino.

Retrospecto

Após o tetracampeonato brasileiro comemorado no início de 2001, valendo pela edição de 2000, o Vasco patinou feio na maior competição de futebol do país. Naquele mesmo ano de 2001, o time ainda teria Romário como artilheiro máximo do Brasileirão, com 21 gols, que não foram suficientes para evitar a má campanha e a 11ª colocação na tabela.

Nos anos seguintes, o time carioca continuou ocupando a parte de baixo da classificação: 15º lugar em 2002, 17º em 2003 (primeira edição dos pontos corridos) e 16º em 2004 (naquele torneio, o Vasco foi batido por 2 a 1 pelo Santos, que ficaria com o título, na última rodada). Em 2005, a equipe amargou a modesta 12ª colocação.

A melhor campanha do Vasco nesses dez anos aconteceria em 2006, quando o time carioca terminou o Brasileirão em uma honrosa sexta posição, quase chegando à Copa Libertadores da América. Em 2007, foi décimo colocado, ficando exatamente no meio da tabela. Até que, na temporada seguinte, aconteceu a maior tragédia da história do clube: o rebaixamento à Série B do campeonato nacional.

A redenção cruzmaltina começou em 2009, com o título inquestionável da segunda divisão do futebol brasileiro sob o comando do técnico Dorival Júnior. Em 2010, no primeiro ano após o retorno à elite, o Vasco terminou em 11º lugar.

\"TorcedoresTorcedores do Vasco sofreram um bocado desde 2001, mas comemoram ressurgimento do gigante da Colina
Crédito da imagem: Agência Estado

Fonte: ESPN Brasil