Futebol

Adeus, Baixinho!

O futebol mundial chora. Nesta segunda-feira à noite, o atacante Romário anunciou oficialmente a sua aposentadoria. Aos 42 anos, é o fim do gênio da grande área. O anúncio ocorreu durante o lançamento do DVD "Romário é gol", em um restaurante na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro.

"Oficialmente não jogo mais. Parei. Minha fase passou. Tenho consciência de que tudo foi muito divertido. Só posso a agradecer a tudo e a todos por tudo", disse ele.

O Baixinho aguarda agora apenas uma partida de despedida. Embora já tenha feito a sua despedida pela Seleção Brasileira, em um amistoso em 2005 contra a seleção da Guatemala ( vitória por 3 a 0), um novo jogo com a camisa Amarelinha não está descartado.

"Nunca tratei com ninguém não. Mas se aparecer algo para fazer, no Maracanã, com uma camisa estilizada pelos clubes que passei, e também pela Seleção Brasileira, acho que seria legal", comentou, ao se referir ao Flamengo, Vasco e Fluminense.

A Lenda! - Polêmico, Romário arrastou por onde passou. Revelado pelo Vasco da Gama, ganhou o mundo ao atuar pelo PSV-HOL e Barcelona-ESP, onde consagrou-se o melhor jogador do Mundo, em 1994, mesmo ano em que levou a Sseleção Brasileira ao tetracampeonato mundial, na Copa dos EUA.

Em 1995, retornou ao Brasil, para atuar no Flamengo, que muitos apontam como o seu verdadeiro clube do coração. Após indas e vindas para o Valencia-ESP, acabou deixando o Rubro-Negro em 2001, após confusão em Caxias, quando teria saído com uma Miss. Retornou ao Vasco e atuou ainda pelo Fluminense.

Já perto dos 40 anos, o Baixinho colocou na cabeça - e conseguiu - que chegaria aos 1000 gols. Para isso, jogou no EUA e na Austrália. Mas o gol histórico não poderia ocorrer em outro palco. No Brasileirão do ano passado, marcou, de pênalti, o seu milésimo gol, em partida contra o Sport, em São Januário. Este ano, iniciou a carreira como técnico no próprio clube, mas logo se desentendeu com Eurico Miranda e deixou o clube.

Fonte: Futebol Interior