Torcida

Acordo para entrada de bandeiras e instrumentos será assinado 5ª

A festa vai ser completa no clássico entre Fluminense e Vasco, que marcará a reabertura do Maracanã aos clubes no próximo domingo. Após várias reuniões durante a semana envolvendo a Federação das Torcidas Organizadas do Rio de Janeiro (FTORJ), o Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe), a Suderj e o consórcio que administra o estádio, a entrada de instrumentos musicais, bandeiras com mastro e faixas foram liberadas para os jogos no local. O acordo entre as partes será assinado na próxima quinta-feira, às 10h, na sede da Suderj, que fica localizada dentro do complexo do Maracanã.

Na última segunda, membros da FTORJ já haviam se reunido com a Suderj para formalizar o pedido de liberação. O requerimento foi feito com base no que já era liberado nas partidas realizadas no Engenhão e ainda em cima do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado pelas organizadas com o Ministério Público em 2011. Após o encontro, as solicitações foram levadas ao consórcio. Agora, tudo será colocado em um documento oficial para permitir a entrada dos objetos no estádio. Torcedores das principais organizadas do Rio também têm feito visitas recentes ao Maracanã para observar as novas medidas a fim de definirem a localização das torcidas e das faixas na arquibancada.

Além do Fluminense, que assinou com o Maracanã por 35 anos, o Flamengo também já firmou um contrato para mandar suas partidas no estádio até o fim de 2013. No dia 28 de julho, o local será palco do clássico entre o Rubro-Negro e o Botafogo.

Na semana passada, o presidente do Consórcio Maracanã, João Borba, chegou a afirmar que trabalharia por um \"termo de conduta\" para os torcedores. Entre as regras, seria proibido torcer em pé, entrar sem camisa e levar instrumentos e bandeiras. Horas depois, a assessoria do consórcio divulgou uma nota na qual negava tais proibições.

Fonte: ge