Política

Ação desta quarta (20) tem a participação de membros da Identidade Vasco

A Justiça voltou a ser acionada nesta quarta-feira para interferir no resultado das eleições do Vasco. Uma ação cujos autores são 12 sócios do clube foi ajuizada no TJ-RJ na tentativa de anular o pleito do dia 14 de novembro do ano passado, vencido por Jorge Salgado.

Entre os autores, estão Elói de Souza Ferreira, que faz parte do quadro de Conselheiros da candidatura da chapa "Somamos", de Leven Siano; e Antônio Carlos Branco, que seria o VP Geral caso Leven fosse eleito. Além deles, há membros do grupo "Identidade Vasco", de Roberto Monteiro, que recentemente se uniu à causa de Leven.

As principais sustentações da ação são de que:

  • O pleito do dia 14 (com vitória de Jorge Salgado) foi realizada sob liminar do STJ, que invalidava as eleições do dia 7 (com vitória de Leven Siano) e que mais tarde foi cassada.
  • A contratação da empresa "Eleja Online", escolhida para realizar o pleito do dia 14, teria sido irregular - a ação também pede que sejam disponibilizados "as listas físicas e arquivos digitais dos sócios cadastrados, dos que votaram e não votaram, bem como o banco de dados e arquivos digitais do sistema".

Além disso, argumenta-se que a antecipação de posse e eleição da mesa do Conselho Deliberativo feita por Alexandre Campello em seus últimos dias como presidente do Vasco "revela em cores fortes a estratégia de querer apoderar-se logo dos cargos para praticar atos e, logo a seguir, suscitar a teoria do fato consumado, inaplicável a espécie". Campello marcou a posse para a próxima sexta-feira, dia 22.

Fonte: ge