Futebol

"Absoluto" Fernando Prass entra para a história do Vasco

Fernando Prass está a uma partida de fazer história. Hoje contra o Ceará o goleiro terá disputado 38 jogos pelo Vasco no Campeonato Brasileiro. Nenhum jogador do clube, desde que a competição assumiu o formato atual de pontos corridos, em 2003, havia estado em todas as rodadas da mesma edição. A marca fecha de forma positiva um ano, que apesar de todas as decepções coletivas, o elevou a outro patamar tanto dentro quanto fora de São Januário:

- Tive uma ano muito regular, os erros acontecem, assim como as boas defesas. Fiquei só com a frustração interna de que ficou faltando algo, que seria uma conquista nesta temporada.

O desgosto, porém, não apaga o que ele colheu de bom. Este ano, Prass experimentou pela primeira vez o sabor de alçado ao posto de ídolo. O departamento de marketing do clube o escolheu para ocupar posições de destaque ao lado de Felipe e Carlos Alberto. Sem o mesmo currículo da dupla, ganhou um boneco em miniatura e uma camisa comemorativa de cem jogos pelo time da colina.

Aos 32 anos, o goleiro foi prestigiado com uma proposta de renovação por três temporadas. Se tudo ocorrer normalmente, ficará pelo menos cinco anos no clube e terminará a carreira em São Januário, o que já disse ser parte do plano:

- Penso jogar até perto dos 40. Por que não aqui no Vasco?

Estava entre suas metas jogar o máximo de partidas possíveis em 2010. Ele conseguiu e, com isso, ofuscou a concorrência de Tiago, goleiro até então prestigiado pelos torcedores por conta do talento para cobranças de falta e pênaltis. Presente em 66 dos 68 jogos na temporada, Fernando Prass faz juz à fama de absoluto.

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal Lance)

Fonte: Jornal Lance