Futebol

Abel Braga faz resumo da pré-temporada e elogia Meninos da Colina

O técnico Abel Braga falou pela primeira vez no ano com a Vasco TV. O treinador fez um resumo da pré-temporada e abordou assuntos como este início de trabalho, o sentimento e a identificação de retornar ao Cruzmaltino, a estreia diante do Bangu, que será neste domingo (19/1), às 16h, em São Januário, além de elogiar os Meninos da Colina, que estão em grande número no elenco principal. Confira!

PRÉ-TEMPORADA

A semana foi excepcional. Esse trabalho que começamos no dia 8, com os testes, exames médicos e começamos verdadeiramente no dia 9. Para grande satisfação nossa, nos oito dias, em 16 treinos, se considerarmos dois períodos, tivemos 14 sessões. Não é fácil. Só mesmo um grupo focado, de jogadores que sabem aquilo que eles querem. A entrega foi muito grande e a maior satisfação foi que não tivemos nenhum tipo de problema ou lesão.

SENTIMENTO

O que eu mais senti foi isso. É uma equipe muito focada. Cada clube com o seu tamanho, os jogadores me dão a impressão nítida que eles tem noção do tamanho do clube. Não adianta, cada um tem sua característica. Uma coisa que caracteriza o torcedor vascaíno é a alma, a entrega, ir no limite sempre. Não desistir nunca. Acho que eles pegaram essa essência. Por aquilo que foi feito no fim do ano passado. Não à toa a torcida abraçou isso. Hoje eles conhecem esse detalhe fundamental. Sabem que tem que ser dali para melhor e é o que vamos tentar fazer. Temos consciência que nesse aspecto de entrega e trabalho o grupo é muito bom, mas ainda temos que melhorar como equipe. Venho recebendo respostas muito boas. Alguns meninos que eu nem conhecia. O que é legal, é que aqueles jogadores mais antigos, eles tem uma influência muito grande e determinante nesses garotos. Me sinto muito feliz. Minha família e meus amigos vascaínos estão felizes. É um clube que tenho uma relação muito forte e que isso perdure. Resultado é determinante e nós vamos procurar ser uma equipe de pegada, atrevida, tanto que a gente vê a escalação do próximo jogo e é uma formação que estamos usando porque temos confiança naquilo que pretendemos realizar. Acreditando na estratégia, formação tática e se der certo vai ser muito.

MENINOS

É uma garotada muito boa. Ainda tem alguns na Copinha que vão nos ajudar. Tenho assistido os jogos, temos feito uma Copinha muito boa. O que é legal é que num jogo dois, três sobressaem. No outro jogo são outros dois, três. Isso é bom. Queira ou não temos que viver dessa forma e nossa prioridade do clube hoje como um todo é botar o Vasco no rumo para que ele nunca mais possa sair. E a base nesse momento tem um papel preponderante. É importante esse jogador chegar aqui e estar muito tranquilo. É feito um trabalho com psicológo e tudo. Hoje recebi um relatório. Vou citar um caso. O crescimento do Ricardo no fator emocional. No fator ambição, de acreditar nele e como ele cresceu em três anos. Está evoluindo como ser humano e como profissional. Não chegam aqui de qualquer maneira. Chegam com muita coisa bem definida e com noção do que é o Vasco.

ESTREIA

O Bangu é um time que vem complicando o Vasco nos últimos estaduais. Esperamos começar da melhor maneira possível. Nós vamos tentar fazer valer a nossa força, o nosso fator casa para que as coisas corram bem para nós.

IDENTIFICAÇÃO

Estou muito feliz. Essa identidade minha com o Vasco é real. Mesmo quando eu estava em outros clubes, eu encontrava amigos vascaínos e gozado que eles nunca esqueceram daquele time de 77. Minha última disputa aqui foi a Taça Guanabara de 2000. Depois fui pra França. São 20 anos. Imagina como estou me sentindo. Há uma ansiedade gostosa de conviver com todo esse ambiente que envolve o jogo, a primeira partida, em São Januário. Tudo isso está gerando em mim uma motivação extra, uma expectativa muito boa. Luta, entrega não vão faltar. Tenho recebido respostas positivas. Espero que nesse reencontro com o torcedor seja muito legal. Reencontrar tudo isso vai ser muito bom.

Fonte: Site oficial do Vasco